Pato no Tucupi
Essa receita já foi acessada por 3557 pessoas. Não perca tempo e prepare você também esta deliciosa Receita de Pato no Tucupi.
O Pato no Tucupi é uma delícia da culinária paraense! A carne de pato fica suculenta e saborosa com o tempero de alho e vinagre. O molho é preparado com o caldo de tucupi e jambu, que dão um sabor marcante e picante ao prato. A farinha de mandioca torrada completa a receita, formando um delicioso pirão. Dica: vale a pena experimentar com agrião também!
Ingredientes
- 1 pato grande
- 3 cebolas pequenas, cortadas em rodelas
- 4 dentes de alho
- 100 gramas de bacon em fatias
- 5 tomates maduros (opcional)
- 1/3 de xícara (chá) de vinagre
- 1 folha de louro picado
- 1/2 colher (café) de cominho e pimenta do reino
- 1 xícara (chá) de óleo
- 1 maço de jambu (ou agrião)
- 1 litro de Tucupi
- 12 colheres (sopa) de farinha de mandioca torrada Sal a gosto
Modo de Preparo
- Limpe muito bem o pato. A seguir, fure-o ligeiramente com um garfo e tempere com alho socado, sal, louro, pimenta do reino, cominho e vinagre. Deixe tomar gosto de um dia para o outro.
- Após este tempo, cubra o pato com fatias de bacon, coloque-o numa assadeira, arrume por cima as fatias de cebola e tomate. Regue com óleo e leve ao forno moderado, deixando assar até que o pato fique corado e macio. Retire, corte-o em pedaços e deixe no próprio molho.
- Limpe o jambu, lave e pique (conserve os talos para dar mais gosto), ferva o tucupi com 2 dentes de alho previamente socados, por mais ou menos 15 minutos. Se usar agrião, não se deve ferver.
- Adicione os pedaços do pato no molho e deixe ferver por 20 minutos.
- Na hora de servir, coloque em cada prato 2 colheres de sopa de farinha de mandioca, arrume por cima 1 ou 2 pedaços de pato e despeje bastante molho (bem quente). O molho misturado com a farinha, formará uma espécie de pirão.
Quer colaborar com esta receita?
Participe enviando suas sugestões ou correções. A foto da sua receita também pode aparecer aqui!
Nota: Caso alguma receita cadastrada em nosso site seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, por favor entrar em contato pelo link no rodapé do site.
Comentários (0) Postar um Comentário