A Cassata de Ricotta é uma sobremesa clássica italiana que exige tempo, paciência e habilidade, mas o resultado final vale a pena. A mistura cremosa de ricotta fresca, amêndoas e frutas cristalizadas é contrastada pelo sabor amargo do chocolate e o sabor do licor de Alchermes. A pasta de amêndoas caseira adiciona um toque rústico e autêntico a esta sobremesa. No entanto, para aqueles que não têm tempo para fazer a pasta de amêndoas em casa, a versão comprada pronta também funciona muito bem. Em resumo, essa cassata é uma sobremesa que não decepciona e agrada a todos os paladares.
Ingredientes
400g de ricota
250g de amêndoas peladas
250g de açúcar
100g de frutas cristalizadas de molho em licor ou vinho branco algumas horas, a seguir escorridas e picadas (coloque a maior variedade)
100g de chocolate amargo em barra
Licor de Alchermes - inexistente no Brasil, assim substitua por um bem doce ao seu gosto (Amaretto, Cereja, frutas mas não cítricos ou muito alcoólico)
1 tabuleiro de pão de ló "Pan di Spagna" (use sua receita habitual)
Canela em pó
Pasta de amêndoas (receita ao lado)
1 limão
Pasta de Amêndoas:
450g de açúcar
200g de amêndoas peladas
40g de glicose
água
Modo de Preparo
Bata bem as gemas coadas até ficarem cremosas.
Unte forminhas para empadas.
Leve ao forno na temperatura de 180º por 25 minutos. Desenforme quente e fure com um palito na parte de baixo para absorver melhor a calda.
Enquanto estiver assando, prepare a calda levando ao fogo a água com o açúcar. Deixe a calda em ponto de fio.
Ponha os papos na calda e deixe levantar fervura. Escorra em uma peneira e sirva a gosto.
Triturar as amêndoas peladas num pilão ou mixer.
Fazer um caramelo leve com o açúcar e um pouco de água mineral (2 colheres).
Forrar uma forma redonda (25/30cm) com papel alumínio.
Forrar então, sobre o papel alumínio, com o pão de ló (ir cortando pedaços e forrando as laterais e o fundo).
Encharcar a massa com o licor.
Colocar a ricota fresquíssima num recipiente, acrescentar as amêndoas trituradas, as frutas cristalizadas, o açúcar caramelado, a canela em pó e a casca do limão ralada e o chocolate cortado em pedacinhos.
Misturar levemente de modo que a ricota fique o mais clara possível.
Rechear a forma com essa mistura, cobrir com um filme plástico e colocar na geladeira por no mínimo 12 horas (quanto mais melhor).
Retirar a forma da geladeira e desenformar a cassata no recipiente em que será servida.
Cobrir a cassata com a pasta de amêndoas e decorá-la com frutas cristalizadas ou com alguma outra "imaginação comestível".
Deixar na geladeira até a hora de servir
Pasta de Amêndoas
1- Triturar as amêndoas num pilão ou mixer transformando-as quase numa farinha.
2- Peneirar muito bem em peneira fina, os restos triturar novamente e peneirar, e repetir o processo até que tudo passe pela peneira (este é o processo original pois nonna alguma permitia o desperdício).
3- Levar ao fogo uma panela com o açúcar e um copo de água e deixar formar uma calda de caramelo claro (não é prar caramelizar o açúcar como para um pudim)
4- Misturar a glicose e a farinha de amêndoas, mexer para unir muitíssimo bem tudo, até conseguir uma pasta seca e consistente.
5- Colocar a pasta sobre um mármore ou uma mesa, e trabalhá-la igual a uma massa para pastel.
6-fazer uma bola com a massa e embrulhá-la em um pano (se possível de linho) e deixá-la repousando em lugar fresco (não pode ser na geladeira) por 24 horas.
7- Na hora de usar, pulverizar o mármore ou a mesa com açúcar refinado e estender a massa com um rolo de acordo com o tamanho necessário e cobrir a cassata.
Sem esta pasta (hoje na Itália se compra pronta) a Cassata Pugliese não é a verdadeira. Essa é uma receita artesanal da pasta, portanto seu resultado é bem rústico, ao contrário do que se costuma ver nas confeitarias, que se valem de processos mais sofisticados para produzi-la.
Pronto! Agora, basta saborear esta delícia receita de Cassata de Ricotta.
Nota: Caso alguma receita cadastrada em nosso site seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, por favor entrar em contato pelo link no rodapé do site.
Comentários (0) Postar um Comentário