Topo

Quer economizar na viagem de ano novo? Veja 5 dicas indispensáveis

Comente

Tirar férias no fim do ano é um dos maiores sonhos de boa parte da população brasileira. Nem todos, porém, conseguem realizar esse desejo. Os motivos são os mais diversos, mas invariavelmente estão relacionados à falta de dinheiro.

A verdade, no entanto, é que mesmo com o orçamento apertado é possível aproveitar o período do ano novo para descansar e conhecer novos lugares. Para isso basta um pouco de planejamento e boa dose de disciplina, o que será fundamental para evitar os temidos "passos maiores que as pernas".

Para ajudar nesse sentido, portanto, resolvemos publicar uma lista de dicas que podem contribuir nessa missão de viajar economizando. Confira!

Aprenda economizar em viagem com dicas simples e práticas

Quer economizar na viagem de ano novo? Veja 5 dicas indispensáveis

Assumir o orçamento

Veja também:

Saber exatamente qual o valor disponível para as férias é o primeiro passo para evitar loucuras. Somente a partir dessa observação é possível escolher o destino ideal, que é também aquele que cabe no orçamento.

Isso é importante porque não adianta começar o ano novo afundado em dívidas para realizar um sonho a qualquer custo, até porque, todo início de ano já chega com uma série de despesas extras, tais como IPVA, IPTU, dentre outros.

Economizar em tudo

Para viajar de maneira econômica, é sempre importante comprar passagens e reservar acomodações antecipadamente. Para quem ainda não o fez, porém, não há motivo para pânico. O primeiro passo nesse caso, é flexibilizar as datas de partida e de chegada, pois assim se torna mais fácil encontrar promoções no transporte e hospedagem.

Outro ponto importante é recorrer aos programas de pontos e milhagens para utilizar esses recursos o máximo possível a fim de minimizar os custos. Não obstante, também é interessante estabelecer um teto de gastos diários para o roteiro turístico no destino escolhido, incluindo aí as despesas com acomodação, transporte, souvenirs, etc.

Procure soluções alternativas

As soluções tradicionais de transporte para turistas, tais como táxis e serviços de transfer, podem encarecer a estadia do turista na maioria dos destinos. Diante disso, portanto, pode ser mais interessante buscar alternativas como transporte público ou até mesmo serviços de carona como o Uber, que normalmente trabalham com tabela de preço mais interessante.

Além disso, também é mais interessante procurar restaurantes menos badalados e fora de zonas turísticas. Outra opção é comprar os ingredientes para preparar a própria refeição.

Fuja de hotéis e pacotes

Opção mais tradicional entre os turistas em todo mundo, os hotéis podem não ser a melhor alternativa para quem pretende economizar. Isso porque muitos estabelecimentos cobram preços abusivos na alta temporada, o que acaba elevando o valor até mesmo dos tradicionais pacotes de viagem e hospedagem.

Em vez disso, pode valer a pena recorrer a acomodações mais baratas, como barracas de camping em área apropriada, uma pousada, ou mesmo aluguel de quartos por meio de serviços como o AirBnb, por exemplo. Outra alternativa é recorrer também a cupons de desconto ou sites de compras coletivas.

Destinos menos badalados

Os destinos mais badalados costumam ser também os mais caros, afinal, quando o assunto é comércio, o que manda é a lei da "oferta e procura". Diante disso, uma solução é recorrer a lugares menos disputados, mas igualmente encantadores, pode ser um sítio, um piquenique em um parque pouco badalado ou mesmo uma pequena cidade longe da agitação dos grandes centros turísticos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: