Topo

Veja o que é mito e o que é verdade em relação à alergia respiratória

Comente

Infelizmente, as alergias respiratórias são bem comuns no Brasil e atacam principalmente crianças e idosos, por possuírem a imunidade mais baixa.

Mesmo sendo algo tão comum para nós, no entanto, as alergias respiratórias, tais como asma e rinite, ainda são cercadas de mitos, o que por vezes pode até prejudicar o tratamento adequado. Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre o assunto e aprenda a lidar melhor com esse tipo de problema.

Grandes mitos e verdades a respeito da alergia respiratória

Veja o que é mito e o que é verdade em relação à alergia respiratória

O frio faz com que a alergia piore

Mito – Não é o frio em si que faz com que o quadro das alergias respiratórias piore. Vale dizer, no entanto, que as mudanças bruscas de temperaturas podem sim agravar o quadro, pelo que, ao perceber que o clima está mudando, é importante redobrar os cuidados com a alergia.

Veja também:

Além do mais, o comportamento das pessoas nessa época também pode agravar o problema, pois muita gente costuma usar cobertores e casacos que estão guardados há muito tempo ou ainda deixar as janelas fechadas, mantendo assim um contato direto e prolongado com os ácaros.

É melhor evitar produtos com cheiro forte

Verdade – Se você possui alergia a cheiro forte, é melhor ter cuidado com perfumes, evitando também contado direto com produtos de limpeza com cheiro forte e intenso. Entretanto, é bom estar sempre em ambientes limpos e arejados para evitar as crises, mas escolha produtos menos irritantes para realizar a limpeza do ambiente.

Alérgicos podem praticar esportes

Verdade – Na verdade alérgicos devem praticar esportes, até porque, estudos já mostraram que atividades físicas orientadas podem até ajudar a diminuir as crises. Em todo caso, porém, é fundamental conversar com o médico para fazer eventuais exames, sem se esquecer de evitar os exercícios em dias muito quentes e secos.

Todos antialérgicos dão sono

Mito – Alguns medicamentos antialérgicos podem sim causar sonolência, mas não é regra. A primeira geração desses medicamentos inclui a maioria dos que causam sono, mas os mais modernos não oferecem esse efeito colateral.

Purificador de ar ajuda a evitar as crises

Verdade – Os purificadores de ar que possuem filtro especial, ajudam na remoção de pelos de animais, restos de insetos e outros poluentes que podem causar espirro, coceira e afins. Esse tipo de produto é um bom investimento para alérgicos.

Não tem como identificar gripe, resfriado e alergia

Mito – É sim possível identificar cada uma dessas doenças, tudo o que a pessoa deve fazer é prestar atenção nos sintomas. Exemplo disso é que os sintomas da alergia incluem nariz entupido, tosse e espirros, e por mais que sejam bem parecidos com os da gripe e resfriado, a verdade é que no caso das doenças virais há o acréscimo de dores no corpo, fraqueza e dor de garganta.

Dito isso, basta conhecer bem o próprio corpo e identificar os sintomas, assim saberá o que tem e como cuidar. Na dúvida o ideal é procurar ajuda médica para que o profissional possa identificar o problema e assim indicar o melhor tratamento para o caso.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: