A receita de Challah é um clássico pão trançado de origem judaica e essa receita é muito bem executada. A massa é fácil de trabalhar, com uma textura macia e sabor levemente adocicado. As sementes de papoula são adicionadas no momento certo para criar uma casca crocante e atraente visualmente. Ideal para um brunch ou para acompanhar um café da tarde. Recomendo!
Ingredientes
10 g de fermento biológico seco
1 xícara (chá) de água morna
1/2 xícara (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) de óleo de canola
4 colheres (chá) de iogurte natural
5 colheres (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 gema para pincelar
2 colheres (chá) de mel
1 colher (chá) de azeite de oliva
sementes de papoula para decorar
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de Preparo
Numa tigela, junte o fermento, a água morna e o açúcar. Misture com um garfo até dissolver. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar em local seco por 15 minutos ou até formar uma espuma. Numa tigela grande, coloque a farinha, faça um buraco no meio e regue com o fermento diluído. Acrescente os ovos ligeiramente batidos, o óleo, a manteiga e o iogurte. Misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume. Sobre uma superfície limpa, espalhe um pouco de farinha de trigo. Divida a massa em 6 partes e faça rolos de 30 cm cada. Junte três rolos, apertando uma extremidade. Trance os rolos até o fim e aperte a outra extremidade. Faça o mesmo com os rolos restantes. Cubra as tranças com panos de prato limpos e deixe crescer por mais 30 minutos. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte duas fôrmas de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Numa tigelinha, misture bem a gema, o mel e o azeite. Depois que os pães crescerem, pincele cada um com essa misturinha. Polvilhe com as sementes de papoula. Coloque cada pão em uma fôrma e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 40 minutos. Sirva quente ou fria.
Pronto! Agora, basta saborear esta delícia receita de Challah.
Nota: Caso alguma receita cadastrada em nosso site seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, por favor entrar em contato pelo link no rodapé do site.
Comentários (0) Postar um Comentário