Topo

Conheça 12 tipos diferentes de liderança

Comente

Nem toda pessoa em posições de liderança é um verdadeiro líder com um caráter notável. Alguns "líderes" são guiados por seu ego e insegurança, não aceitam suas deficiências e, de todas as formas, tentam controlar obsessivamente os outros. Felizmente, existem outros tipos de líderes mais progressistas. Portanto, existem 12 tipos básicos de liderança.

Conheça 12 tipos diferentes de liderança

1. liderança autocrática

Esses líderes não estão focados em melhorar a vida das pessoas, mas em como se posicionar para serem temidos. Esse tipo de líder não consulta os outros antes de tomar decisões, ele é inflexível e até mesmo ofensivo às vezes. No entanto, os autocratas também tendem a ser encantadores - eles também precisam convencer as pessoas a confiar neles de alguma forma. E isso é confuso: eles são amigáveis ​​e espertos, sociáveis ​​e sem tato.

2. Liderança Democrática

Os líderes democratas não se concentram em seu status, mas no processo de governança. Os funcionários participam da tomada de decisões, embora o chefe tenha a palavra final e assuma a responsabilidade por tudo o que acontece. Este tipo de líder é um excelente comunicador e centra-se na justiça, criatividade, estabilidade e transparência.

3. Liderança Estratégica

Veja também:

Líderes estratégicos, como os democráticos, se preocupam mais com sucessos do que com seu próprio status, mas sua abordagem é um pouco diferente. Os líderes estratégicos concentram-se em como melhorar as condições de trabalho e a produtividade. Esse tipo de líder é um pensador independente e está sempre progressivamente sintonizado.

4. Liderança transformacional

O objetivo do líder transformacional é permitir que aqueles que o seguem criem mudanças radicais e positivas em suas vidas. Esses líderes são sempre mais progressistas e produtivos do que imaginam. Sua abordagem é dar a cada pessoa a oportunidade de alcançar o sucesso, o que levará ao aumento da produtividade.

5. Liderança de Equipe

Líderes de equipe estão focados na criação de grupos de iniciativa. Em vez de apenas motivar cada pessoa, eles destacam os prós e contras de cada um e decidem a melhor forma de usá-los na equipe. Líderes de equipe também assumem o papel de amigo, companheiro, mentor.

6. Liderança transcultural

Líderes transculturais estão tentando garantir que uma variedade de pessoas possa se integrar em um único coletivo em pé de igualdade. Eles querem criar condições de trabalho e sociais nas quais todas as pessoas possam prosperar. Um líder eficaz neste campo pode comunicar intuitivamente e corretamente com pessoas de diferentes esferas da vida, ele tem uma compreensão profunda de diferentes pontos de vista, o que torna seu papel muito importante.

7. Liderança Promocional

Eles prestam menos atenção à dinâmica pessoal ou necessidades individuais do grupo e mais à abordagem coletiva. Eles avaliam a eficácia do grupo estritamente de acordo com seus resultados, ao invés de sua satisfação pessoal.

8. Liderança Exclusiva

Sob esse tipo de liderança, todo poder é transferido para os subordinados, e os líderes de lá praticamente não interferem. Eles acreditam que as pessoas são melhor motivadas por suas aspirações pessoais. No entanto, esse é frequentemente o tipo de gerenciamento menos eficaz, com resultados ruins.

9. Liderança operacional

Esses líderes não estão particularmente interessados ​​nas mudanças, porque apóiam o status quo. Eles não são inovadores e apoiam o tradicionalismo com uma hierarquia clara e um sistema de recompensas e culpa pelo trabalho realizado. Esses líderes estabelecem expectativas e padrões realistas.

10. Liderança Consultiva

Eles estão focados em aumentar a eficácia individual e a auto-motivação de uma pessoa, em vez de gerenciar os resultados das atividades da equipe. Seu objetivo é motivar e motivar as pessoas individualmente e desenvolver e aplicar um plano de ação individual.

11. Liderança Carismática

Um líder carismático quer mudar completamente o status quo. Ele magistralmente sabe como convencer as pessoas a se atrever a mudar. Se tal líder tem uma tendência ao fanatismo ou negatividade, então ele se torna como um líder autocrata. No entanto, eles são diferentes, porque os líderes carismáticos estão mais preocupados com a transformação da estrutura e não apenas com o cumprimento das regras.

12. Liderança Sábia

Este é o tipo mais raro e mais eficaz de líderes que têm uma "visão" da empresa e gestão adequada. Eles acham que não são convencionais, inovadores e completamente únicos. Seu objetivo não é apenas ajudar os outros a melhorar suas habilidades ou mudar a estrutura - eles querem inventar algo que nunca aconteceu antes.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: