Topo

Aprenda cuidar de suas roupas de couro com dicas simples e eficientes

Comente

Os dias frios já chegaram e é hora de tirar a jaqueta de couro do armário para aquecer o corpo com mais estilo. Só que com o tempo que a jaqueta fica parada no armário, na maioria das vezes acontece dela ficar com manchas, vincos e mofo.

Esse é um problema muito comum em peças feitas com o material, seja ele sintético ou natural. Por isso é necessário que se tenha alguns cuidados simples para melhor preservação da peça e consequente aumento em sua durabilidade. Sabendo disso, portanto, mostramos a seguir uma lista de dicas importantes para quem deseja cuidar melhor da roupa de couro. Veja!

Aprenda a lidar melhor com os cuidados da roupa de couro

Aprenda cuidar de suas roupas de couro com dicas simples e eficientes

Nada de sacos plásticos

Evite deixar a peça armazenada em sacos plásticos e deixe-a guardada em local arejado, como uma capa de TNT ou de tecido leve. Quado se usa um saco plástico, ele cria uma espécie de estufa, o que facilitará a proliferação de bactérias e fungos. Caso o guarda-roupa seja muito abafado, retire a roupa para tomar um ar de tempos em tempos.

Use cabides

Veja também:

Não armazene a peça de couro dobrada, algumas roupas, principalmente as jaquetas, devem estar sempre penduradas. Se forem guardadas dobradas, as peças podem sofrer com manchas e vincos irrecuperáveis. Por isso use cabides largos, ergonômicos e feitos para terno, pois os finos também podem marcar.

Cuidado com a luz

Outra coisa que todos devem ficar atentos é o tipo de iluminação em que a peça é exposta. Caso ela fique armazenada em um closet aberto com luz direta, solar ou artificial, a cor e o brilho do couro podem sofrer alterações. Outra dica é nunca deixar a roupa exposta ao sol, quando for arejá-la, coloque-a à sombra.

Limpe com pano úmido

Se sua jaqueta estiver apenas com sujeira superficial, passe um pano suavemente úmido e depois deixe a peça arejando. Quando a peça é exposta a produtos químicos ou removedores isso pode danificá-la, uma vez que esse tipo de substância pode tirar o acabamento do couro. No fim das contas o ideal mesmo é nunca tentar limpar em casa, mas sim procurar uma lavanderia especializada.

Molhou, e agora?

Não fique desesperada caso tome chuva e molhe a peça de couro, basta esperar que a peça seque totalmente antes de guardá-la no armário. A dica é enxugar o excesso de água com uma toalha seca e depois deixar a roupa em um ambiente ventilado por dois dias ou mais se necessário.

Mofo

Se sua peça ficar mofada, o melhor a se fazer é procurar um profissional qualificado em uma lavanderia especializada. Normalmente nesses lugares os profissionais fazem a limpeza com agentes desengraxantes especiais, que na maioria das vezes são capazes de remover toda a sujeira e tirar as manchas, sem contar que os especialistas podem também amaciar, tratar o couro e dar banho de óleos.

No local a secagem é feita ao natural, por essa razão leva no mínimo três dias para tudo ficar pronto. O processo pode custar em média R$ 150.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: