Topo

7 dicas para aproveitar bem seu 13º salário

1.50 / 5 - 8
Comente

O fim do ano vem chegando e com ele muitos gastos. Presentes, confraternizações, roupas, viagens, férias... O seu 13º salário parece que não vai ser suficiente para tantos gastos que estão por vir, mas você pode aproveitá-lo de formas bastante produtivas e fazê-lo render, caso foque nas coisas certas a comprar.

Como aproveitar melhor seu 13º salário

7 dicas para aproveitar bem seu 13º salário

Planeje e atribua

Antes de gastar seu pagamento de 13º mês, planeje como você vai usá-lo. Defina uma porcentagem específica que vá para poupança, investimentos e pagamentos de dívidas entre outros. Não saia usando todo o dinheiro que vai receber pois assim ele será apenas mais um dinheiro que não te deixou nada em retorno.

Aumente seu fundo de emergência

Se você ainda não tem um fundo de emergência (aproximadamente seis meses de despesas de vida), aloque uma parte do seu dinheiro para construir um. Este fundo prepara você para despesas imprevistas, como custos de saúde de emergência, um repentino reparo em casa e até mesmo uma perda de emprego.

Construa seu fundo de aposentadoria

Veja também:

Seu fundo de aposentadoria é diferente do seu fundo de emergência. Onde este último o protege de eventos imprevistos no futuro próximo, seu fundo de aposentadoria prepara você para o futuro a mais longo prazo. Como mencionado há algum tempo, retire o dinheiro de contas de baixo rendimento, como a sua poupança ou conta corrente, e coloque em contas de maior rendimento, tais como investimentos.

Investir

Há muitos investimentos para escolher e sua escolha dependerá da sua tolerância ao risco. Se você está investindo em fundos mútuos ou no mercado de ações, você certamente vencerá a taxa de inflação de 0,25 por cento de contas de poupança e cheques.

Pagar dívida

Acelere sua linha de tempo de pagamento da dívida e use uma parte do pagamento do 13º mês para pagar suas dívidas, seja dívidas de cartão de crédito, empréstimos pessoais, pagamentos mensais de carro ou o que você tem. Lembre-se de que as taxas de juros sobre essas dívidas são altas  - é 3,5 por cento ao mês para pagamentos atrasados ​​no cartão de crédito -, use a pequena redução antecipada para enfrentar dívidas com juros altos.

Reparos importantes

Sua casa pode precisar de alguns reparos. Para isso, é melhor resolver estes mais cedo do que mais tarde. Tomar medidas preventivas em vez de medidas corretivas podem poupar muito dinheiro no futuro. Se você adiar a reparação de um vazamento de encanamento, você pode acabar gastando muito dinheiro quando seu piso ou paredes forem afetadas pelo vazamento.

Gaste em você mesmo

É importante se preparar para o seu futuro, mas não deve ser à custa ou em detrimento do seu eu próprio. Uma vez que você tenha certeza de que você salvou o seu eu futuro, trate seu presente para algo agradável. Para ter um tempo mais fácil gerenciando seu dinheiro para se divertir em seu fundo de poupança ou aposentadoria, tenha contas separadas, dependendo do que você usará o dinheiro.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: