Topo

7 palavras que aumentam as chances de sucesso em uma entrevista de emprego

Comente

A entrevista de emprego é um passo importante para se conseguir vaga de trabalho em uma empresa. O fato, porém, é que muita gente desconsidera essa importância e acaba não se preparando como deveria para impressionar o entrevistador.

Embora manter a autenticidade seja tão importante quanto manter a calma, a verdade é que algumas palavras são praticamente indispensáveis na hora de causar uma boa impressão na entrevista. Para ilustrar isso, mostramos a seguir alguns dos maiores exemplos. Veja!

Coisas para dizer na entrevista de emprego

7 palavras que aumentam as chances de sucesso em uma entrevista de emprego

O nome do responsável pela entrevista

Se informar com antecedência sobre o nome da pessoa que fará a entrevista é importante, mas se não for possível, o melhor é prestar atenção ao nome no momento da apresentação ou mesmo em algum crachá de identificação.

Veja também:

Tudo para manter o contato mais pessoal, mas sem demonstração de intimidade, ou seja, mencionando sempre o nome do entrevistador em vez dos tradicionais pronomes de tratamento (você, senhor, etc).

Embora pareça clichê, a verdade é que todo mundo se sente mais importante e envolvido no diálogo ao ouvir seu próprio nome. Agora, é importante ter cuidado para não cometer exageros. Mencionar uma vez no começo, uma no meio e outra no final da entrevista é o bastante.

A oportunidade me deixou bastante motivado

Demonstrar entusiasmo com a proposta de trabalho ajuda despertar o interesse do entrevistador. Afirmar que se sente motivado pela oportunidade de trabalhar na empresa é uma das maneiras mais simples de fazer isso. Isso pode ser um fator de "desempate" na concorrência com um profissional igualmente qualificado.

Nome da empresa

Tão importante quanto mencionar o nome do entrevistador é se lembrar de mencionar também o nome da empresa sempre que se referir a ela durante a conversa.

Adicionalmente, também vale a pena demonstrar conhecimento sobre a instituição e o seu ramo de atividade, o que naturalmente deve ser estudado previamente. Assim o entrevistador percebe interesse do trabalhador pela empresa e não apenas pelo emprego que ela oferece.

Experiência

Usar a palavra "experiência" durante a entrevista também é algo que pode fazer diferença, já que o entrevistador nem sempre vai decorar tudo o que está escrito no currículo. Diante disso, é importante enfatizar na experiência que possui no cargo ou área de atuação em que a vaga é oferecida para causar uma boa impressão no contratante.

Mentores e referências

Dizer quais são os mentores e referências na área de atuação também é importante para deixar uma boa impressão na entrevista. Agora, é importante fazer isso de uma maneira casual e não forçada, para que o entrevistador veja como uma pessoa que reconhece a importância das pessoas na jornada pelo sucesso.

Exemplos

Citar exemplos durante a entrevista é uma maneira de ilustrar na mente do entrevistador o real potencial como profissional. Para isso, é importante usar a palavra "por exemplo" sempre que necessário citar algum fato que reforça o que foi dito, seja em relação às qualidades ou realizações que já alcançou.

Gratidão

Demonstrar gratidão é uma maneira de surpreender positivamente o entrevistador. Dizer "obrigado" independente de como foi a entrevista é algo que pode acrescentar alguns pontos na avaliação final. Nesse momento é importante olhar nos olhos e se mostrar realmente grato pelo tempo que foi dispensado.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: