Topo

Como consultar preços de carros, motos e caminhões

Comente

Na hora de comprar ou vender um carro seminovo ou usado, a grande maioria das pessoas acabam entrando em contato com a tabela Fipe. Enquanto alguns sabem do que se trata, muitos não entendem muito do que se trata essa ferramenta e como ela é utilizada pelo mercado como um todo.

Podemos definir brevemente a tabela Fipe como uma ferramenta que acaba criando referências para definição do valor de um determinado veículo. Neste ponto costumam surgir algumas dúvidas. Afinal de contas, a tabela fixa o preço de um carro, uma moto ou caminhão?

Como estamos em um país onde a lei do livre mercado vigora, ninguém, nem mesmo o governo, pode fixar o preço da venda de um bem próprio do consumidor ou da pessoa jurídica (salvo exceções, como processos judiciais, sequestro de bens, etc.). Portanto, a tabela Fipe funciona apenas como uma referência em relação aos valores que podem ser cobrados.

Portanto, a tabela segue sendo a melhor forma para consultar ou definir os preços de um determinado veículo. Para saber mais sobre a tabela, confira algumas perguntas e respostas sobre a Fipe.

Como consultar preços de carros, motos e caminhões

Quem se responsabiliza pelas informações da tabela Fipe?

A tabela Fipe foi criada e é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Essa entidade é a responsável não apenas por divulgar e distribuir as informações contidas na tabela, como também por manter ela sempre atualizada.

Quem pode utilizar a tabela Fipe?

Qualquer pessoa ou empresa pode se utilizar das informações que constam na tabela Fipe para definir ou consultar o preço de um determinado veículo.

Muitas seguradoras, por exemplo, levam em consideração as informações da Fipe para definir valores de apólices e prêmios. Sempre que ela for mencionada nos contratos, ela será utilizada como ferramenta, especialmente para reajuste de preços.

Governos estaduais também utilizam os preços para montar os valores de IPVA. Temos os mais variados tipos de uso, sempre atrelado ao valor de mercado do veículo.

Como são determinados os valores dos veículos na Fipe?

A metodologia completa utilizada é uma “receita” guardada pela Fipe. Mas a instituição afirma que faz uma análise de registros de negociações realizados em determinados períodos para definição dos valores. Eles são separados por estados, o que acaba dando um cenário local.

As pesquisas são feitas em diversos locais, tais como lojas, revendedoras, sites especializados, etc. Os pesquisadores coletam os preços, descartam os valores muito acima ou muito abaixo, e mantém o valor médio. Também são desconsiderados preços de opcionais/pacotes extras, mantendo apenas o preço da versão base.

Os valores realmente batem com os valores de mercado?

Essa é uma dúvida que sempre surge, especialmente entre aquelas pessoas que estão pesquisando para adquirir um veículo usado.

Na grande maioria dos casos, os valores que aparecem na tabela costumam ser menores do que os praticados no mercado, mas isso acontece justamente porque a tabela é apenas uma referência.

Outro detalhe importante, é que como a Fipe não considera valores de opcionais/pacotes, muitos carros (como os da Volkswagen que possuem pacotes) aparecem com preço abaixo do real de mercado.

Como consultar a tabela Fipe?

As informações da tabela podem ser consultadas completas e sempre atualizadas através do site da instituição.

A tabela também pode ser encontrada em outros sites, tais como o Salão do Carro, que conta com alguns outros recursos interessantes, como os gráficos de depreciação, a variação de preços em um determinado período e comparativos sempre atualizados.

Dicas na hora de comprar ou vender

Veja também: dicas imprescindíveis para comprar ou vender um veículo.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: