Topo

Dicas na hora de comprar ou vender um veículo

Comente

A internet se tornou uma das mais importantes aliadas das pessoas que desejam vender ou comprar o seu carro seja ele novo ou usado. A praticidade para buscar ou criar um anúncio, bem como os custos, que costumam ser muito menores do que a grande maioria dos anúncios convencionais, acabam se tornando os grandes fatores que pesam na decisão em anunciar os veículos online.

Neste artigo reunimos diversos locais sobre onde buscar seu veículo, dicas e avisos para não cair em golpes e ainda os principais aplicativos e sites do segmento.

Dicas na hora de comprar ou vender um veículo

Dicas e locais para comprar

Na hora de comprar um carro usado existem diversas alternativas. Para aqueles que preferem uma busca mais lenta e minuciosa, visitar as concessionárias pode ser a alternativa mais interessante, mas menos prática. Existem também os anúncios na mídia tradicional, como jornais e propagandas. Mas a internet está se tornando o lugar preferido para quem busca um carro novo para si, mesmo que não seja mais um zero quilometro.

Veja também:

A web conta com diversos espaços interessantes tanto para as pessoas que estão vendendo um veículo quanto para aqueles que estão querendo comprar um carro usado. Os benefícios são diversos: anunciar na internet geralmente é um processo simples e rápido. Basta apenas alguns minutos para ter um link que possa ser espalhado por aí.

Além disso, muitas são as possibilidades gratuitas para anunciar carros na internet, tanto para compra quanto para a venda.

Confira locais onde consultar carros a venda na internet.

Redes sociais

As redes sociais se tornaram mais do que meros espaços onde as pessoas convivem virtualmente, mas também se tornaram bons lugares para compra e venda dos mais variados itens. O próprio Facebook, a maior rede social do planeta, conta atualmente com espaços exclusivos para a oferta de produtos e serviços.

Para encontrar carros a venda, especificamente, existem diversos grupos que reúnem uma grande quantidade de anúncios. Muitos deles são separados por locais, o que acaba sendo bem vantajoso. Por outro lado, a quantidade de golpes nas redes sociais acaba oferecendo receio para os mais desconfiados.

Procurando um carro para comprar

Plataformas de vendas

Existem diversas plataformas de vendas que também estão disponíveis para a venda dos mais variados itens, incluindo carros e veículos de um modo geral. Sites, como o Mercado Livre, oferecem diversos recursos para a venda de veículos, incluindo ferramentas de pagamento para intermediar o processo.

Sites de anúncios de veículos

Sites específicos de anúncios de veículos costumam oferecer diversas vantagens tanto para quem está comprando quanto também para quem está vendendo carros. O público-alvo acaba sendo atraído para os sites que investem especificamente neste público é segmentado, o que aumenta consideravelmente as chances de o negócio ser concretizado.

Essas ferramentas também contam com alguns outros recursos que facilitam encontrar o veículo ideal. É possível fazer uma busca por localização, por exemplo, para encontrar as ofertas que estejam mais próximas. Também é possível definir uma faixa de preço, o que acaba sendo interessante para quem tem um orçamento específico.

Existem vários sites especializados no segmento, como podemos citar: iCarros, Salão do Carro ou Webmotors.

Dicas importantes para não cair em roubadas

Qualquer compra de veículos usados pode apresentar determinados problemas para as pessoas que estão adquirindo. Mas as compras feitas pela internet exigem cuidados adicionais, especialmente por, na grande maioria dos casos, não ter um primeiro contato pessoal entre as partes interessadas.

Algumas dicas rápidas para evitar maiores preocupações futuras:

  • Desconfie das grandes ofertas: Aqui, mais do que nunca, o barato sai caro. Desconfie sempre quando um determinado veículo estiver sendo vendido por um preço muito mais barato do que o praticado pelo mercado. Nestes casos, utilizar a tabela Fipe pode ser interessante para obter uma referência;
  • Investigue tudo: Pesquisa sobre as placas dos carros, cheque os registros, se informe sobre as pessoas ou as empresas que estão realizando a venda. Lembre-se que você está adquirindo um bem durável e caro. Tudo deve ser verificado antes do fechamento do negócio;
  • Cuidado com as entradas: O recomendado é jamais pagar qualquer tipo de entrada, especialmente nos primeiros contatos e em dinheiro. Caso seja necessário o pagamento de um valor adiantado antes do fechamento do negócio, peça orientações jurídicas.

Calculando o custo de um carro

Dicas na hora de vender

Conseguir se destacar em um mar de anúncios pode ser uma tarefa bastante complicada e complexa. Por isso, mais do que escolher uma ferramenta ideal, é fundamental entender as características do que as pessoas buscam na internet e fazer um anúncio que atenda essas demandas.

Confira como anunciar seu carro ou sua moto na internet de uma forma eficiente, que aumente significativamente a chances do negócio ser concretizado.

Antes de anunciar

Antes de sair criando anúncios na internet, é recomendado preparar todo o material que será utilizado para fazer com que os consumidores tenham mais interesse na compra do carro ou da moto. O primeiro passo é reunir a maior quantidade de fotos do que será anunciado. Este material é considerado fundamentais e decisivo, nos dias de hoje, para que os interessados entrem em contato.

É recomendado ter alguns cuidados na hora de tirar as fotos. É claro que não é necessário contratar uma equipe fotográfica para tirar as fotos, mas é fundamental que elas tenham qualidade. Hoje, o que mais acaba chamando a atenção nos anúncios é justamente as fotos dos produtos que estão sendo vendidos.

Na grande maioria dos casos, uma câmera de smartphone basta para obter as fotos. Mas é importante que todas as imagens estejam com foco correto, e com um ambiente bem iluminado. Fotos ruins podem acabar causando uma má impressão, mesmo que o veículo esteja em perfeitas condições.

Vendendo um carro

Durante o anúncio

Para anunciar o carro, é preciso escolher um ou mais serviços disponíveis na internet. As redes sociais são interessantes, mas nem todas acabam sendo criadas para este tipo de transação comercial. Além disso, algumas redes, como é o caso do Facebook, acabam limitando as visualizações de determinadas postagens, diminuindo consideravelmente o público alvo.

Também é importante ficar atento ao texto criado para descrever o veículo que está sendo vendido. O recomendado é que ele fique entre 100 e 500 caracteres, consiga ser sucinto e informativo ao mesmo tempo.

Não esqueça de responder todos os pedidos e as solicitações de contatos. Muitas das ferramentas citadas acima contam com opções que permitem responder aos interessados rapidamente, o que pode se tornar um diferencial bacana para o fechamento do negócio.

Sites e Aplicativos especializados

Sabemos que existem vários sites e apps nesse segmento, mas tentamos reunir os 3 mais relevantes:

  • Webmotors: Uma das primeiras plataformas lançadas na internet brasileira focada em anúncios de veículos e motos, mantido por uma instituição financeira. Permite que você publique um anúncio, mas não é gratuito;
  • iCarros: Plataforma de classificados de carros, motos e caminhões, mantido uma instituição financeira, que oferece um sistema completo para anúncios de veículos. Oferece uma boa visibilidade, mas conta somente com opções pagas;
  • Salão do Carro: Uma excelente opção para que busca uma ferramenta simples, com credibilidade e excelente reputação. Conta com planos gratuitos para vendas tanto de carros, motos ou caminhões. Também oferece plano grátis para revendedores.

Fazendo as contas e anunciando o carro

Consulte a tabela de preços

Vai vender ou comprar? Saiba quanto vale um veículo, consultando a tabela de preços. Entenda como consultar aqui.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: