A velocidade e qualidade da conexão com a internet de uma forma geral acabou se tornando muito importante nos dias de hoje. Se anteriormente o problema acabava surgindo apenas no momento em que as pessoas acessavam o seu computador para abrir uma determinada página ou quando estava tentando baixar um determinado arquivo, hoje em dia ela interfere em diversas coisas que as pessoas fazem.
Por exemplo, quando elas acessam um determinado serviço de streaming, elas dependem da qualidade da internet para que elas consigam acessar os vídeos. Quando estão utilizando o seu smartpthone, a qualidade da internet também acaba se tornando importante, mesmo quando não estão sendo utilizado serviços específicos.
Mas no caso dos dispositivos móveis, pelo menos na grande maioria dos casos, os usuários contam com a opção das redes móveis quando a internet Wi-fi não está funcionando. O mesmo não acaba acontecendo, pelo menos de forma padrão, com os computadores, que basicamente dependem da conexão Wi-fi ou via cabo para conseguir utilizar os serviços de rede.
Além das questões que envolvem a entrega de uma conexão de qualidade pela operadora contratada pelas pessoas, também existem algumas questões relacionadas diretamente ao computador em si. Em determinados casos, algumas mudanças nas configurações podem ser feitas para garantir que a conexão chegue com mais velocidade e qualidade.
Como melhorar a conexão de internet no Windows
Recentemente muitos usuários de computadores que tenham o sistema operacional Windows, especialmente a versão mais recente, o Windows 11, em relação a qualidade da conexão de uma forma geral, especialmente com uma demora na hora de abrir imagens, vídeos ou mesmo carregar páginas.
Este pode acabar se tornando um problema relacionado especialmente a determinadas configurações que são feitas no Windows que acabam fazendo com que o sistema operacional tenha dificuldades ao tentar encontrar redes IPv6 internas.
De acordo com as informações que foram divulgadas sobre este problema, no Windows 11 toda e qualquer requisição que você faz o Windows fica tentando encontrar DNS do protocolo IPv6 e por padrão as redes domésticas não utilizam esse protocolo, que é mais difundido na grande rede de computadores para identificar servidores pelo mundo.
Por isso, uma dica interessante que pode ajudar quem está com este tipo de problema na sua conexão é indicar para o Windows um DNS que será utilizado de forma padrão. Assim, o sistema não vai ficar sempre procurando um DNS, o que pode provocar uma maior lentidão na conexão de uma forma geral.
Para fazer essa mudança, basta seguir estes passos:
- Para começar, clique sobre o item de rede, seja Wi-Fi ou Ethernet, no canto direito do Windows. Depois clique em Configurações de rede e da internet;
- Após, clique sobre o item Wi-Fi;
- Terceiro passo é clicar em Propriedades do hardware;
- Quarto passo clique sobre o botão Editar no item Atribuição de servidor DNS;
- Quinto passo, ao abrir a janela Editar Configurações DNS, escolha a opção Manuais e clique em Salvar;
- Sexto e último passo é configurar as informações. Nesse caso, usaremos o DNS do Google, tanto para IPv4 quanto para o protocolo IPv6. Para isso, use os seguintes dados:
DNS IPv4:
DNS primário: 8.8.8.8
DNS secundário: 8.8.4.4
DNS IPv6:
DNS primário: 2001:4860:4860::8888
DNS secundário: 2001:4860:4860::8844
Preencha os campos e clique no botão Salvar. E está configurado o DNS.
Outras opções de DNS
Além da opção de DNS indicada acima, que é a do Google e que costuma ser muito interessante, oferecendo bons resultados na maioria dos casos, o também existem algumas outras opções de DNS que podem ser utilizadas pelos usuários.
O DNS do Cloudflare, por exemplo, foi criado para ser o DNS mais rápido do mundo, prometendo nunca registrar o endereço de IP do usuário e também nunca vender os dados e nem direcionar para anúncios. Os números que devem ser salvos são os seguintes:
DNS IPv4:
DNS primário: 1.1.1.1
DNS secundário: 1.0.0.1
DNS IPv6:
DNS primário: 2606:4700:4700::1111
DNS secundário: 2606:4700:4700::1001
Outra opção muito interessante é o OpenDNS, que conta com duas duas opções gratuitas: Family Shield e Home. O Family Shield é bom para pais que querem ter certeza de que seus filhos não estão acessando conteúdos impróprios. Já o Home se concentra na segurança e no desempenho da Internet.
A configuração é a seguinte:
DNS IPv4:
DNS primário: 208.67.222.222
DNS secundário: 208.67.220.220
DNS IPv6:
DNS primário: 2620:119:35::35
DNS secundário: 2620:119:53::53
Comentários (0) Postar um Comentário