O Barreado de Morretes é um prato típico paranaense e ganha destaque pela sua simplicidade e sabor único. A carne desossada é cozida por longo tempo com temperos naturais, como louro e cominho, e vedada com uma massa de farinhas que confere a textura característica. O resultado é um prato suculento e macio, que harmoniza perfeitamente com farinha de mandioca e arroz. Não deixe de experimentar essa iguaria tipicamente brasileira.
Ingredientes
2 kg de paleta bovina desossada(s)
300 gr de bacon Sadia fatiado(s)
2 unidade(s) de cebola
3 cabeça(s) de alho
4 folha(s) de louro
1 colher(es) (chá) de cominho
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
Massa
2 xícara(s) (chá) de farinha de mandioca crua
1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
quanto baste de água
Modo de Preparo
Corte a carne em pequenos cubos. Bata a cebola e o alho no liquidificador com um pouco de água. Cubra o fundo de uma panela grande com o bacon. Coloque um pouco de carne, tempere com o cominho, o louro, o sal, a pimenta e cubra com um pouco da cebola e do alho. Faça mais duas outras camadas até acabar os ingredientes. Adicione água até cobrir 5 cm acima da carne. Feche a panela, vede com a massa e coloque para cozinhar em fogo alto por 3 horas e fogo baixo por sete horas. Deixe descansar por oito horas com a panela fechada.
Massa
Misture as farinhas e vá despejando água até obter uma massa que deve ser grossa o suficiente para vedar a panela do Barreado.
Às vezes a farinha usada para vedar a panela acaba se desgrudando, deixando o vapor escapar. Antigamente as pessoas sapecavam uma folha de bananeira no fogo para amolecer e amarravam na boca da panela para ajudar a vedar. Se você não tiver uma folha de bananeira, você poderá utilizar celofane próprio para cozimento e colocar um peso sobre a tampa da panela.
Pronto! Agora, basta saborear esta delícia receita de Barreado de Morretes.
Nota: Caso alguma receita cadastrada em nosso site seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, por favor entrar em contato pelo link no rodapé do site.
Comentários (0) Postar um Comentário