Topo

Fuzuê e outras: relembre fracassos de audiência em novelas recentes da Rede Globo

Algumas tramas estão sofrendo para conseguir conquistar o público.
Publicidade
Comente

Mesmo ainda investindo pesado na produção de novelas, a Rede Globo está, de uma forma cada vez mais frequente, tendo que enfrentar problemas de audiência com suas novelas, que simplesmente não conseguem conquistar ou manter o público. O caso mais recente é a novela que vai ao ar no horário das sete horas, chamada Fuzuê.

Fuzuê e outras: relembre fracassos de audiência em novelas recentes da Rede Globo

De acordo com as informações que foram repercutidas pela imprensa especializada, a novela está sendo considerada como o pior caso de fuga de audiência da história das tramas que vão ao ar neste horário. Desde o fim de Vai na Fé, o canal perdeu cerca de 26 telespectadores a cada 100 na Grande SP com a trama do tesouro perdido.

Dados que foram obtidos junto ao Kantar Ibope Media em São Paulo afirmam que a 10ª semana da novela Fuzuê registrou média de 18 pontos, contra 22,2 pontos que vinha sendo registrado pela trama de Vai na Fé. Enquanto que a novela anterior começou com médias de 22 pontos e alcançou 28 pontos na última semana que esteve no ar, Fuzuê acabou conseguindo estrear melhor, com 24 pontos. Mas atualmente encontra dificuldades para conseguir manter uma média de 20 pontos.

Publicidade

E isso acabou acendendo um sinal vermelho na direção da emissora, que decidiu interferir de uma forma brusca na condução da trama. Os diretores da Globo decidiram escalar o escritor e roteirista Ricardo Linhares para assumir o comando da novela, tirando o escritor original, Gustavo Reiz, do comando criativo.

Oficialmente Linhares entra como supervisor na condução da história, mas informações que foram apuradas de bastidores afirmam que ele acabará tendo um papel muito mais ativo, realmente assumindo a condução da trama. Ele já estaria revendo todos os episódios que já haviam sido escritos e também estaria estudando a entrada de novos personagens.

Relembre outros fracassos de audiência em novelas recentes da Rede Globo:

O Sétimo Guardião (2018)

Publicidade

Essa foi a última novela escrita por um dos autores mais prestigiados do país, Aguinaldo Silva, mas que acabou tendo que enfrentar uma série de acusações na sua carreira em virtude de um indício de plágio desta trama. O elenco da novela tinha nomes de peso, como Marina Ruy Barbosa, José Loreto e Bruno Gagliasso, mas nem isso conseguiu prender os telespectadores diante da televisão. Além dos problemas de audiência, notícias indicam que a trama também teve uma série de problemas de bastidores, com desentendimentos registrados entre Barbosa e Lília Cabral.

Babilônia (2015)

Tendo no elenco a grande dama das artes brasileira, Fernanda Montenegro, e assinada por Gilberto Braga, que já foi responsável por alguns grandes sucessos das novelas da Rede Globo, essa foi outra trama que simplesmente não agradou aos telespectadores. Na ocasião, a novela foi escolhida para ser uma das grandes representantes das comemorações de 50 anos da emissora, mas o que acabou acontecendo, na prática, é que as pessoas migraram para a novela “Os Dez Mandamentos”, da Record. A trama acabou se tornando conhecida como um dos grandes fracassos de audiência da emissora.

A Lei do Amor (2016)

A estreia da escritora Maria Adelaide Amaral no horário nobre das 21 horas foi acompanhada de muita expetativa, já que a escritora vinha conseguindo sucessos em outros horários com suas novelas. Mas a trama foi considerada como um verdadeiro fracasso de público e de crítica. O elenco com Reynaldo Gianecchini, Cláudia Abreu, Humberto Carrão, Alice Wegman e Vera Holtz simplesmente não conseguiu segurar uma história que era recheada de tramas que simplesmente não conseguiam conversar com o público. Além disso, foi durante as gravações desta novela que um dos escândalos mais graves de bastidores da teledramarturgia acabou vindo à tona, as acusações de assédio contra José Mayer.

Em Família (2014)

Essa acabou se tornando a última novela assinada por outro nome que está entre os maiores escritores de novelas de todos os tempos, Manuel Carlos. A história girava em torno basicamente de uma mãe e de sua filha que acabam se envolvendo amorosamente com o mesmo homem. O problema é que a história e as subtramas eram muito parecidas com outra novela de Manuel Carlos, “Laços de Família”, essa sim considerada como um grande sucesso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: