Topo

Dona Beja: conheça mais sobre a história da primeira novela produzida pela HBO

Roteiro tem como base livros sobre Ana Jacinta de São José, mulher que escandalizou a sociedade brasileira no século XIX.
Publicidade
Comente

A HBO anunciou há algum tempo que iria investir na produção daquela que seria a sua primeira novela brasileira. Agora, há algumas semanas, parece que o canal deu sinal verde para a produção, que está sendo conduzida por algumas empresas parceiras que atuam no segmento audiovisual. A novela será produzida como um material inédito e exclusivo para o serviço de streaming HBO Max.

Dona Beja: conheça mais sobre a história da primeira novela produzida pela HBO

"É com muito orgulho que anunciamos o início das gravações de mais uma novela", diz Mônica Albuquerque, diretora de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Produções de Ficção da Warner Bros. Discovery, em nota enviada à imprensa.

"A nova versão do clássico Dona Beja reafirma o nosso posicionamento estratégico com relação à produção de conteúdo nacional: buscamos histórias que tragam temas contemporâneas, mesmo quando abordados sob uma perspectiva de época. E Dona Beja tem esse propósito. Os autores foram muito sensíveis na abordagem de temas que ainda são tão relevantes para o nosso país”, completa Mônica.

Publicidade

Para quem quer conhecer melhor o que está por trás da produção, saiba mais sobre a Dona Beja:

A História

De acordo com as informações que foram divulgadas pela HBO, a história que está sendo adaptada para o roteiro desta novela leva em consideração um material de dois livros: Dona Beja: A Feiticeira do Araxá, de Thomas Othon Leonardos (1906-1990), e A Vida Em Flor de Dona Beja, de Agripa Vasconcelos (1896-1969).  

O livro, por sua vez, acaba contando a história de um personagem que realmente existiu na vida real, uma mulher chamada Ana Jacinta de São José, que acabou sendo considerada como uma das figuras mais polêmicas da sociedade brasileira do século XIX, ao fundar um bordel e se tornar uma prostituta pública, ou seja, sem esconder as atividades que ela desenvolvia, o que era muito comum na época.

Publicidade

Além disso, o roteiro também terá como base o folhetim chamado Dona Beija, que foi exibido na extinta TV Manchete.

Quem foi Ana Jacinta?

Ana Jacinta foi chegou com sua família na cidade de Araxá, Minas Gerais, quando tinha 5 anos.  Na medida em que foi crescendo, acabou se estabelecendo como uma das mulheres mais bonitas da sua região, caracterizada com uma pele clara, cabelos loiros e olhos claros. O apelido de Beja acabou sendo dado pelo seu avô, que considerava sua beleza rara como a flor de beijo.

Aos 15 anos de idade, foi raptada por Joaquim Inácio Silveira da Motta, um homem de confiança do rei, e levada para viver na Vila do Paracatu, onde foi sujeitada a ser amante de Motta. Segundo os relatos, ela ficou nesta situação por cerca de dois anos, até que uma interferência direta do Imperador Dom João VI, que mandou Joaquim de volta para o Rio de Janeiro sem Ana.

Ela retornou para a cidade mineira, onde passou a ser jugada muito frequentemente pela sociedade de uma forma geral, especialmente pelas outras mulheres, por ter sido amante. Mas ela acabou conseguindo juntar dinheiro durante o tempo em que ela ficou com Joaquim, o que permitiu que ela construísse uma casa grande no campo.

No local, como já era completamente desprezada pela sociedade, decidiu afrontar todos e fundar um bordel. Além disso, ela fez questão de se prostituir e dormir com a grande maioria dos homens casados com as mulheres que criticavam ela. Mas ela teve um amor na sua vida, Manoel, com quem ela teve um filho.

Mas ela não abandonou suas atividades e logo depois de ter o primeiro filho engravidou de outro homem. Depois, Dona Beja acabou deixando Araxá com as duas filhas e se tornou empresária de diamantes em Bagagem, outra cidade de Minas Gerais. Lá, ela viveu luxuosamente e feliz até morrer de nefrite.

Elenco

Para a nova versão da história que será produzida pela HBO, Dona Beja terá como protagonista a atriz Grazi Massafera. Além disso, no elenco estão outros grandes nomes de peso da televisão nacional, como David Jr, André Luiz Miranda, Bianca Bin, Othon Bastos, Elizabeth Savalla, Werner Schunneman, Roberto Bomtempo, Deborah Evelyn, Bukassa Kabengele, Indira Nascimento, Tuca Andrada, Isabela Garcia, Otávio Müller, Erika Januza, e outros.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: