Topo

Projeto Loon do Google que leva internet Wi-Fi via balões são testados no Brasil

Dicas e novidades da internet e das redes sociais aqui, no ClickGrátis! Projeto Loon do Google que leva internet Wi-Fi via balões são testados no Brasil
5.00 / 5 - 1
Comente

Para quem vive cercado de aparatos e gadgets tecnológicos, é praticamente inconcebível a ideia de que ainda existem lugares nos quais o sinal de internet é inexistente. O fato, porém, é que essa ainda é a realidade de muitas pessoas que vivem em regiões consideravelmente remotas.

Leia também:

Diante desse cenário, o Google lançou há cerca de um ano o projeto batizado de “Loon”, que tem o objetivo de prover acesso á internet para essas pessoas, utilizando pra isso uma espécie de tecnologia Wi-fi que será distribuída através de balões abastecidos a gás hélio.

Publicidade

Desde o anúncio oficial do projeto, poucas informações a respeito da previsão de seu lançamento efetivo haviam sido divulgadas na mídia, contudo, uma nova notícia a respeito da implementação do projeto surgiu recentemente.

Projeto Loon do Google que leva internet Wi-Fi via balões são testados no Brasil

google-project-loon

De acordo com o diretor do Google X, Astro Teller, existe a possibilidade de os balões já começarem a ser utilizados no próximo ano. Em entrevista recente à Wired, o diretor mostrou-se bastante otimista quanto a essa possibilidade. “No aniversário de dois anos do Loon, espero que, em vez de experimentos, tenhamos um conjunto de balões permanentes em funcionamento”, disse ele na ocasião.

Publicidade

A gigante da tecnologia já vem realizando os testes há algum tempo em diversas regiões do planeta. No Brasil, os mais recentes experimentos foram feitos nas regiões de Teresina e Campo Maior, ambas no Piauí. Durante os testes, alunos que até então nunca haviam tido acesso à internet puderam assistir uma aula inteira contando com recursos online.

Uma das pretensões da empresa para os próximos meses é a de conseguir aumentar o número de balões, além de estender o tempo que cada um deles pode permanecer no ar. Na atualidade existem 100 balões disponíveis e eles podem ficar até 75 dias no ar, segundo informações o objetivo da empresa é ter à disposição até 400 balões, que sejam capazes de ficar até 100 dias no ar.

Durante o período de um ano desde o anúncio oficial do projeto, uma significativa melhora na velocidade da internet já foi observada, atualmente a internet pode chegar a uma velocidade de até 22 MB/s em uma antena no chão e de até 5 MB/s em celulares, o que pode ser extremamente interessante no caso de a estabilidade ser mantida.

Segundo as últimas informações, além de oferecer a tecnologia de internet em balões para as áreas mais remotas, o Google já estuda também a possibilidade de lucrar de outras formas com o sistema. Uma das possibilidades, por exemplo, seria a de utilizar o sistema também em áreas onde não existe cobertura para antenas, dessa forma, os balões poderiam aumentar o intervalo de roaming das operadoras de internet e telefonia espalhadas ao redor do planeta.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: