Topo

Compras Online: 10 dicas para você usar a internet com segurança

Principais lançamentos e notícias sobre tecnologia e informática aqui, no Click Grátis! Vai realizar compras pela internet? Conheça 10 dicas para...
Publicidade
Comente

A internet surgiu para, de fato, facilitar a vida do ser humano de modo geral. Na atualidade é possível, a partir da web, realizar as mais diversas atividades, desde trabalho até o entretenimento.

É também graças a essa tecnologia chamada internet, que o comércio de um modo geral foi impactado de uma forma extremamente positiva, surgindo daí o chamado e-commerce, ou seja, comércio online.

Apesar dos benefícios obtidos, nem tudo no mundo são flores, e da mesma forma que ocorre no mundo físico, no ambiente online existem pessoas mal intencionadas que acabam tirando proveito dos mais leigos, criando lojas virtuais e sites de vendas com o único objetivo de lesar os consumidores, por isso, na sequência, traremos uma série de dicas para quem deseja comprar com segurança na internet.

Compras Online: 10 dicas para você usar a internet com segurança

compras-online

Não comprar por impulso

Publicidade

O primeiro passo é não agir por impulso, por mais atraente que uma oferta possa parecer, o ideal é avaliar a fundo qual é a real necessidade do produto, e a reputação da loja em questão.

Identificar quem está por trás do empreendimento

A internet encurtou as distâncias, portanto, é importante verificar quais formas de contato a loja oferece. Contato via Skype, redes sociais e central de atendimento online com horário bem estabelecido e que de fato funciona, são alguns indícios de que a empresa é séria. Outros pontos positivos de uma loja são e-mail, endereço físico e número de telefone.

Considere a opinião dos outros

Publicidade

Na internet, vale considerar a opinião de terceiros para não cair em “calotes”, sites como o Reclame Aqui, e as redes sociais, são excelentes lugares para observar a reputação das empresas.

Considerar a segurança do site

Na internet não basta que o site tenha boa reputação, é importante que ele ofereça segurança aos usuários. Para comprar online, certifique-se de o site usa um intermediário de pagamento confiável como Pagseguro, Paypal ou Bcash, caso o site não ofereça essas opções, verifique se o link da página de pagamento começa com a sigla “https” e se tem a imagem de um cadeado antes do link, isso significa que o site tem um certificado de segurança.

Considerar a qualidade do produto

Antes de concretizar uma compra é importante considerar a qualidade do produto sob todas as óticas possíveis, e para isso, o ideal é ler todas as informações dispostas no site acerca do mesmo.

Considerar os menores preços

Nem sempre preço alto é sinônimo de qualidade, por vezes é possível encontrar produtos idênticos com valores mais atraentes em lojas que também possuem boa reputação. Para buscar os melhores preços o ideal é usar um buscador de ofertas como Buscapé, ou Bondfaro.

Considerar as formas de pagamento

Na hora de comprar é preciso ficar atento aos detalhes da forma de pagamento, principalmente para evitar o pagamento desnecessário de juros, lojas que oferecem apenas depósito bancário como forma de pagamento, não costuma ser uma boa opção, visto que caso o produto não seja enviado, não caberá nenhum recurso para reaver o valor.

Considerar as condições de entrega

É importante considerar quais são os prazos previstos para a entrega do produto, um site que não oferece esse tipo de informação, não inspira muita confiança, portanto, opte por lojas que mostrem exatamente quando o produto poderá ser entregue.

Arrepender-se é permitido

De acordo com a lei, o consumidor tem o prazo de até sete dias para formalizar um pedido de ressarcimento e desistir da compra, portanto, em caso de arrependimento é necessário proceder com o contato com o fornecedor a fim de informar a nova decisão.

Direito a pós venda

Toda loja tem por obrigação prestar um bom pós venda, pelo que, se o produto adquirido apresentar algum defeito, um contato imediato com o fornecedor deverá ser procedido a fim de solucionar o referido problema, para todos os efeitos, os comprovantes de compra devem ser salvos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: