Topo

Cabo de rede: saiba como escolher corretamente e manter a velocidade da conexão

Sistema cabeado garante que a velocidade e a estabilidade da internet de uma forma geral.
Publicidade
Comente

Nem sempre as pessoas acabam prestando muita atenção no momento em que elas adquirem os cabos de rede que farão parta de toda a infraestrutura que permite com que um determinado local tenha rede para acesso à internet chegando nos mais variados dispositivos. E mesmo com a predominância do WI-Fi, os cabos seguem sendo fundamentais.

Cabo de rede: saiba como escolher corretamente e manter a velocidade da conexão

A conexão cabeada ainda é considerada como mais rápida e estável do que as conexões sem fio. Além disso, elas também acabam sendo consideradas mais seguras, uma vez que não podem ser acessadas por dispositivos que não estejam conectados. Diante disso, os cabos ainda seguem sendo as escolhas de muitas empresas para as conexões de computadores e outros dispositivos importantes partes de sistemas mais complexos.

Mas para residências os cabos também acabam sendo importantes para diversas atividades feitas nos computadores conectados na internet. E uma das principais estão relacionadas aos jogos online. O cabo acaba oferecendo uma conexão mais estável, o que acaba sendo ideal para quem joga games multiplayer, que dependem desta rápida resposta.

Publicidade

Para quem está querendo escolher cabos de rede para criar um sistema de conexões, confira algumas dicas para conseguir escolher corretamente:

Estabeleça o tipo de uso

Quando pensamos em cabos de rede, a primeira utilização principal acaba sendo realmente permitir com que a internet chegue nos computadores de uma forma geral. Mas os cabos de rede também podem ter algumas outras finalidades, e isso vai acabar impactando nos modelos escolhidos, incluindo:

  • Compartilhamento de arquivos entre periféricos, como impressoras;
  • Transmissão de imagens de câmeras de vídeo segurança a uma central de monitoramento;
  • Conexão de dispositivos a uma rede de longa distância;

Para garantir mais estabilidade nas partidas online ou ainda para garantir uma maior velocidade na transmissão de grandes volumes de dados, o que acontece no dia a dia de muitas empresas, os cabos precisam ter uma estrutura mais robusta. 

Conheça as diferentes categorias

Publicidade

Existem diferentes categorias de cabos de redes que podem ser encontradas nos mercados de uma forma geral, sendo que cada uma delas acaba contando com determinadas particularidades. Confira as principais:

  • Cat5 - Com aplicações principalmente em redes domésticas, o cabo Cat5 é um padrão pioneiro de rede. Esse modelo é capaz de transmitir dados a velocidades de até 100 Mbps, adequado para redes de 10/100 Mbps. Trata-se de um cabo de rede com um preço bastante acessível, recomendado para quem faz o uso básico da rede de internet.
  • Cat5e - O cabo de rede Cat5e é considerado uma versão otimizada do Cat5. O modelo consegue transmitir dados a velocidades de até 1000 Mbps. É bastante utilizado em redes de Fast Ethernet, indicado para uso geral: de redes domésticas a empresariais.
  • Cat6 - Já para quem precisa de uma opção mais avançada de cabo de rede, vale investir nos modelos Cat6. Eles têm capacidade para transmitir dados a velocidades de até 10 Gbps.

Verifique a velocidade da internet

Essa velocidade que acaba sendo prometida e aquela efetivamente entregue pelas operadoras que levam o sinal de internet para dentro das casas e das empresas dos usuários acabam sendo fatores importantes. Mas os cabos instalados devem ter a estrutura necessária que permite com que estes dados sejam enviados e recebidos.

Por exemplo, para quem joga online ou trabalha com videochamadas ou atividades que exigem uma conexão rápida e estável, vale investir nos cabos de rede com blindagem, Cat5e ou Cat6. Já os modelos de cabo mais simples acabam sendo destinados geralmente para atividades mais cotidianas, como acesso à serviços como redes sociais e e-mails, ou ainda para navegar pela internet.

Fique de olho no material condutor

Todos os cabos de rede acabam sendo formados por alguns componentes, sendo que um dos principais é o material condutor. Os cabos que geralmente acabam apresentando o melhor custo-benefício geralmente acabam tendo o cobre como principal material condutor. 

Mas atualmente a fibra ótica também acabou se tornando bastante comum, atuando como material não condutor, mas que conseguem transmitir os dados por meio da luz. Ela acaba sendo um pouco mais cara, mas consegue oferecer um resultado mais rápido e eficiente. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: