Topo

Saiba como memorizar textos com facilidade

Comente

Temos a capacidade de memorização que não é algo igual para todos, existe ainda quem tenha dificuldades sérias em fazer isto porque ler diversos textos e conseguir se lembrar de todos os pormenores é algo difícil e não é algo que está ao alcance de qualquer pessoa. Em contrapartida, se seguir os passos corretos, esta é uma tarefa que poderá se tornar algo interessante e menos complicada.

Saiba como memorizar textos com facilidade

A preparação para memorizar textos

Antes que você comece a estudar algum tipo de texto, e tudo o que tiver de memorizar, precisa se preparar de forma prévia. Procure ter atenção na escolha do local de estudo para conseguir manter seu foco e ainda prestar a atenção que for necessária. Desta forma você irá conseguir separar informações e linkar as mesmas com diversas situações do dia a dia que você estiver vivenciando.

Procure sempre que possível gravar o que memoriza

O ato de fazer uma gravação do som que tiver de memorizar pode ser algo muito interessante e útil para reter as informações facilmente, e isto deverá acontecer principalmente se a situação acontecer em uma palestra que assistiu ou mesmo a um tipo de discurso que você terá de fazer. Vale muito a pena ler tudo em voz alta para memorizar melhor, e se quiser grave algumas informações para que possa ouvir mais tarde.

Anote informações

Veja também:

Para que você possa se familiarizar com tudo o que precisa memorizar, é a hora de escrever diversas vezes as informações até que o assunto possa ficar mais claro em sua mente. Uma ótima alternativa é fazer anotações enquanto ouvir suas gravações, o que pode fazer toda a diferença.

Procure dividir as suas notas e assim compreender melhor as mesmas

Caso a sua aprendizagem seja um pouco mais eficiente se você associar de forma visual a mesma, vale a pena dividir as suas anotações por diversas secções e separar seus assuntos por diversas cores. Procure experimentar e assim você verá que esta poderá ser a alternativa mais interessante que você pode se utilizar para estudar.

Abuse também do processo de repetição

Enquanto que você realizar leituras de textos, precisa ter cuidado ao memorizar algumas informações, vala a pena muitas vezes repetir a leitura de linha por linha até que consiga fixar as suas palavras. Procure ainda fazer um teste e verificar se esta estratégia funciona e lembre-se de tudo o que foi lido sem ter de olhar para as páginas para visualizar.

Escreva tudo o que se lembrar

Após realizar este tipo de leitura repetitiva dos textos, vale a pena escrever tudo o que guardou em sua memória, isto irá o ajudar a reforçar tudo o que deve ser memorizado sem dúvida alguma.

Escute suas gravações sempre que precisar

Enquanto que você estiver fazendo outras tarefas, vale a pena ouvir as suas gravações. Suas gravações irão o ajudar a manter informações em sua cabeça, e ainda não terá de dedicar tanto tempo de forma exclusiva para isto, podendo inclusive dar uma maior atenção para suas outras responsabilidades.

Faça intervalos nas leituras

As leituras precisam sim de intervalos, por isso tentar memorizar o que quer que seja não irá funcionar se você não fizer alguns intervalos para que possa descansar a sua cabeça. Apenas desta forma você irá conseguir assimilar os assuntos com uma maior clareza. Por este motivo, procure impor para si mesmo alguns períodos de repouso, este repouso poderá auxiliar e fazer toda a diferença no seu aprendizado.

Evite grifar o texto

Esta é uma técnica que além de não ser recomendada não adianta absolutamente nada.

O correto é se prestar atenção em cada uma das frases e parar, entender para depois assim prosseguir o texto e grifar alguma coisa.

O ato de grifar feito de forma gratuita acaba por distrair a nossa mente por algo que não é relevante e não é uma das melhores alternativas para memorizar. Muitas pessoas adoram aquele amarelo forte do marca texto, ele é incrível no papel branco, mas não é por isso que devemos estar ali, e além disto precisamos ter foco.

Crie resumos

Escrever a mão nessa técnica é uma ótima alternativa para memorizar as informações, o cérebro acaba ficando menos distraído do que no computador, mas poderá ser digitado se você assim o quiser.

Esta é uma das técnicas que devem ser utilizadas mais eficientes, criar resumos nas vésperas de provas facilita muito o estudo, muitas pessoas pedem para estudar através de diversos tipos de conteúdos, e vão muito bem pois está escrito o conteúdo e este não foi apenas lido.

Treine fazendo exercícios relacionados aos assuntos que quer memorizar

Tudo isto vai fazer com que seu cérebro possa de fato aprender tudo o que estiver sendo visto, e automaticamente a memorizar os conteúdos de forma relacionada ao assunto, o que será bem melhor.

Para estudar para provas, vestibulares e concursos, não existe nada melhor do que pegar uma apostila repleta de exercícios e ir fazendo os mesmos, um a um para que possa aprender de verdade as matérias e também se dar muito bem naqueles momentos cruciais.

Além disto, ver filmes, imagens e áudios podem fazer toda a diferença, a memorização se torna muito mais fácil, por isso pratique estas técnicas para memorizar e que sejam muito fáceis já que a mente tem três vezes mais chances de encontrar o que você precisa se lembrar.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: