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Aumente a qualidade de vida no ambiente de trabalho com essas dicas

Saiba como se tornar uma pessoa mais feliz mesmo durante as atividades profissionais.
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Hoje em dia é muito comum encontrarmos muitas pessoas que ganham a vida dando discursos motivacionais e direcionando outras para determinados caminhos que são apontados como o segredo para uma vida de sucesso e completamente feliz. Infelizmente, na grande maioria dos casos, estes cenários que acabam sendo descritos por “coachs” e profissionais do gênero acabam não sendo uma realidade viável.

Aumente a qualidade de vida no ambiente de trabalho com essas dicas

Um bom exemplo é quando falamos de trabalho. Na nossa sociedade, em termos proporcionais, podemos afirmar que são raras aquelas pessoas que não precisam ter algum tipo de atividade profissionais para conseguir sobreviver. E mesmo aquelas que possuem dinheiro para suprir suas necessidades, tanto as mais básicas como as mais supérfluas, acabam trabalhando pelos mais variados motivos, como a sensação de prestar algum serviço para a sociedade de uma forma geral ou por motivações pessoais.

E uma das dicas que estes profissionais acabam dando é que as pessoas devem sempre trabalhar com aquilo que elas gostam. Mas esse é um bom exemplo de algo que foge da realidade da grande maioria das pessoas, que precisam trabalhar para sobreviver e que, neste caso, acabam tendo que trabalhar com aquela atividade ou vaga disponível no momento.

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Mas, mesmo quando as pessoas acabam encarando as atividades profissionais como apenas um trabalho para pagar as coisas é possível tentar melhorar a qualidade de vida. E isso acaba sendo importante justamente levando em consideração a grande quantidade de horas que as pessoas acabam ficando nestes espaços ao longo do seu dia.

Confira algumas dicas para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho:

Cuidado com a postura

Um dos principais causadores de um desconforto e de uma má sensação no ambiente de trabalho é quando o corpo começa a dar sinais físicos de que alguma coisa está errada. E isso acontece, na maioria dos casos, em virtude de uma falta de cuidado ou de atenção na postura e na forma como as pessoas mantém o seu corpo nestas horas, o que normalmente é chamado de ergonomia.

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Por isso, é sempre importante ajustar o corpo, de acordo com as atividades, para que ele fique mais confortável e evitar dores musculares, que podem levar a lesões. E para quem trabalha em pé muitas horas do dia, é fundamental fazer algumas pausas.

Evite conflitos desnecessários

Os conflitos geralmente surgem no ambiente de trabalho, independentemente da atividade que está sendo desenvolvida. Este é o resultado basicamente de reunir uma grande quantidade de pessoas, que normalmente possuem perfis, metas e personalidades muito diferentes, convivendo no mesmo espaço por muito tempo. Mas é fundamental aprender a evitar estes conflitos.

Eles podem surgir a qualquer momento, dependendo do humor dos envolvidos. Muitas vezes eles vão acontecer por motivos que podem ser evitados por completo. Mas o clichê “quando um não quer, dois não brigam”, geralmente funciona no ambiente de trabalho e ajuda a evitar uma série de problemas.

Faça pausas

Nem sempre os funcionários acabam tendo toda essa liberdade de definir os momentos de pausa, mas saiba que eles são fundamentais em qualquer atividade, e não estamos falando apenas do horário de almoço ou descanso. É muito importante que os responsáveis entendam que as pessoas precisam fazer pequenas pausas ao longo da jornada para esticar as costas, alongar, dar uma caminhada e respirar, o que ajuda até mesmo a aumentar a produtividade.

Saiba dizer não

Mais uma vez entramos naquela questão de que nem sempre as pessoas encontram um ambiente de trabalho que possa realmente ser considerado como acolhedor e que dê espaço para o funcionário. Mas é muito importante que as pessoas saibam que, em muitos casos, o ambiente de trabalho no qual a pessoa acaba sendo sobrecarregada vai trazer mais malefícios do que benefícios. Portanto, tentar criar uma postura não conflituosa, mas sim questionadora e que impõe determinados limites pode ser importante.

Mantenha a vida pessoal separada

É muito importante também que as pessoas consigam, de fato, separar a vida profissional da vida pessoal. E isso pode ser feito evitando trabalhar nos horários que não são aqueles para os quais a pessoa foi contratada, ou ainda evitar misturar assuntos de um ou de outro aspecto, bem como também saber exatamente quais são os colegas de trabalho que podem realmente se tornar amigos.


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