Topo

Câncer de ovário: esclareça as dúvidas mais comuns sobre a doença

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias estão aqui, no ClickGrátis! Câncer de ovário: esclareça as dúvidas mais comuns sobre a doença
Publicidade
2.80 / 5 - 5
Comente

O câncer no ovário é uma doença silenciosa e devastadora, mas mesmo assim, pouco se ouve falar a respeito dela nos meios tradicionais de imprensa.

Relacionados:

Diante disso, decidimos apresentar a seguir as respostas a algumas das mais frequentes dúvidas das pessoas a respeito do problema. Veja!

Câncer de ovário: esclareça as dúvidas mais comuns sobre a doença

cancer-de-orvario

Como é feito o diagnostico do câncer de ovário?

Publicidade

Durante a consulta ao ginecologista o médico faz um questionário à paciente perguntando sobre seu histórico familiar.

Além disso, ao realizar o exame pélvico, o ginecologista pode perceber um aumento nos ovários e sinais de liquido no abdômen. Em caso de suspeita o médico solicitará exames mais detalhados.

Quais são os fatores de risco para desenvolver a doença?

Publicidade

Um dos principais de risco quando é o histórico familiar, ou seja, quando há casos de câncer, seja ele de mama ou mesmo de ovário em parentes próximos.

Além disso, questões como a endometriose, o tabagismo, a obesidade, a reposição hormonal e a menopausa tardia, também podem estar associadas ao problema.

Quais os tipos de exame que podem detectar o câncer de ovário?

O médico determinará o método adequado ao caso, mas, entre os meios disponíveis há o do ultrassom pélvico e o da medição do marcador tumoral sanguíneo CA 125.

No caso do diagnóstico por marcador sanguíneo, 80% das mulheres com câncer de ovário apresentam CA 125 alto.

Mulheres com síndrome de ovário policístico correm mais riscos?

Ainda não há nenhuma relação comprovada entre o câncer de ovário e o ovário policístico. A síndrome tem origem hormonal e atinge cerca de 15% das mulheres que estão em fase reprodutiva, o que resulta em sintomas como aumento de pelos, irregularidade menstrual, concentração de gordura corpora e oleosidade na pele.

Quais são os sintomas do câncer de ovário?

A dificuldade na alimentação, o inchaço, a necessidade frequente de urinar e a dor pélvica, podem ser alguns dos sintomas do câncer de ovário.

Entretanto, tais sinais também podem estar relacionados a outros tipos de doenças, como, por exemplo, uma infecção urinaria. Diante desses sintomas, contudo, o melhor a fazer é procurar um médico o mais rápido possível.

O uso de pílula pode prevenir o tumor no ovário?

Sim, quando se toma a pílula anticoncepcional que possui a combinação de estrogênio e progesterona em sua fórmula a tendência é que essas substâncias ajudem a reduzir as chances de um câncer de ovário, o efeito permanece mesmo após a interrupção do uso.

Como se proteger do câncer de ovário?

Para evitar risco de câncer de qualquer natureza, é necessária a adoção de um estilo de vida saudável, evitando o tabagismo e a obesidade, e naturalmente praticando atividades físicas.

Outras medidas de prevenção incluem a gravidez, a amamentação, a retirada dos ovários e a laqueadura tubaria.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: