Topo

Quer economizar na ceia do Natal? Confira dicas e receitas baratas com frango

Ave pode acabar substituindo aquelas consideradas como mais caras nas festas de final do ano.
Publicidade
Comente

As aves acabaram se tornando parte da tradição natalina. As pessoas costumam consumir elas como prato principal no jantar que normalmente acontece na noite do dia 24, preparando para o Natal no dia 25. Mas os preços de algumas dessas aves costumam ficar bastante salgados neste período do ano, uma vez que a demanda costuma ser maior.

Quer economizar na ceia do Natal? Confira dicas e receitas baratas com frango

Hoje em dia existem diversas aves que podem ser encontradas no mercado e que acabam tendo este apelo mais “natalino”. Normalmente são perus ou então variações do frango que acabam tendo algumas características físicas diferentes, como mais carne de peito. Mas o que realmente acabou dando origem a tradição foi o peru.

A tradição de comer o peru no Natal acabou sendo importado das Américas, mais especialmente dos Estados Unidos, um país que consome bastante esse tipo de alimento, sendo uma tradição não apenas no Natal como também no Dia de Ações de Graça, que é uma comemoração muito particular norte-americana. 

Publicidade

As aves não existiam antes na Europa, sendo encontradas e domesticadas no México cerca de mil anos atrás. No começo do século 16 algumas dessas aves acabaram sendo levadas para a Europa, chamando a atenção não apenas da população de uma forma geral como também dos nobres, como o Rei Henrique VIII, que passou a comer o prato em suas ceias.

O peru passou a se tornar mais presente nas mesas das ceias natalinas ao longo do começo do século 20, nos anos 1920 e 1930, quando a produção deste tipo de ave acabou se tornando muito mais barata e, com isso, passou a ser vendida para mais famílias, que passaram a consumir bastante especialmente nas ocasiões especiais.

Hoje em dia nem sempre as pessoas consomem peru no Natal, tanto pelo preço quanto também pelas características da ave, que acabam sendo um pouco diferentes dos frangos que normalmente as pessoas consomem, sendo uma carne mais seca e também mais firme. Mas as aves, de uma forma geral, seguem sendo o prato principal.

Publicidade

Confira algumas dicas e receitas interessantes que podem ser feitas com frango e que são mais baratas:

Prepare um frango recheado

Uma forma de preparar um frango saboroso, que pode até mesmo ser a ave comum, e ao mesmo tempo fazer com que o prato renda mais, é rechear essa ave. A farofa feita com farinha de mandioca e os miúdos do frango, por exemplo, costuma ser muito interessante para preparar essa ave.

Faça um salpicão de frango

Uma outra forma de ter a ave como prato na ceia de Natal é fazer um salpicão, que nada mais é do que uma salada fria utilizando o peito de frango desfiado e que pode conter uma série de outros elementos, como pimentões, presunto, queijo, tomates, etc. Essa salada normalmente também acaba tendo algo úmido para fazer a liga, que pode ser uma maionese ou algum molho feito com base de iogurte. 

Faça um frango com cuscuz

Uma outra dica de prato interessante com a ave que ajuda a tornar a refeição mais completa e render mais para os convidados é preparar com o cuscuz, que é um alimento considerado como bastante tradicional em diversas regiões do país. Para isso, a dica é preparar um frango assado que fique bem assado por fora e úmido por dentro. Depois disso, basta fazer uma farofa  com elementos como farinha de milho tipo flocão, abobrinha, cuscuz, berinjela, nozes, cebola roxa, manjericão e azeitona verde.

Ofereça de entrada uma barquete de frango

Outra dica interessante de incluir o frango como alimento principal na véspera de Natal é oferecer a ave como uma entrada. Estes petiscos ajudam as pessoas a ir se alimentando até a hora do jantar principal, fazendo com que exista até mesmo uma economia das receitas principais. Uma dica de entrada é fazer uma barquete de frango. Ela é muito simples, uma vez que essas massinhas podem ser encontradas prontas para consumo, sendo que basta apenas rechear com peito de frango desfiado e temperado, misturado com maionese ou algum tipo de molho que deixe o recheio mais úmido e cremoso. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: