Topo

A moda no cotidiano das pessoas no século XXI

Comparado o passado com o momento atual, o choque é muito grande. Não existe uma única moda, mas, sim, diversas, e todas são muito bem aceitas.
Publicidade
1.00 / 5 - 1
Comente

A vestimenta é um assunto bastante interessante que permeia a nossa vida, mas se tornou tão normal que muitas vezes não damos conta. Terno e gravata passam mais seriedade, assim como camisa de botão e jeans ou calça de sarja; vestidos são elegantes e extremamente indicados para festas, e por aí vai. Além disso, nas ruas estamos acostumados a ver pessoas vestindo as mais diversas peças, pois as opções são ilimitadas.

No passado, não era assim. As mulheres não podiam mostrar tanto o corpo e sempre deveriam estar bem vestidas. Por esta razão, as peças costumavam ser muito pesadas e desconfortáveis, o que dificultava, até mesmo, o simples ato de caminhar. Os homens também não tinham vida fácil. Quanto mais pomposo, melhor, e isso eles seguiam a risca.

Tudo mudou com o surgimento de Coco Chanel. Ela revolucionou o modo de se vestir das mulheres, pois quebrou esta lei de que elas deveriam estar sempre com estas roupas pouco confortáveis. Introduziu, então, mais simplicidade às vestimentas, tirando todo o pano excessivo que tinham.

Cerca de 30 anos depois, Christian Dior acreditava que as mulheres andavam muito simples e quis mudar, ditando outro padrão. Ele trouxe mais luxo às peças mais leves que Chanel idealizou. Dior acreditava que o cenário da guerra deixou as mulheres muito mais másculas, sendo que isso é errado, pois deveriam valorizar suas curvas. Decidiu criar peças onde os ombros eram deixados em evidência e o busto era mais realçado. Criou, também, tailleur bar, que é aquele vestido que fica a 40 centímetros do tornozelo. Hoje, é muito comum ver evangélicas utilizando-o.

A Moda no século XXI

A moda no cotidiano das pessoas no século XXI

Comparado o passado com o momento atual, o choque é muito grande. Não existe uma única moda, mas, sim, diversas, e todas são muito bem aceitas. Além disso, se vestir é muito mais do que apenas cobrir o corpo. Ela representa muito mais do que imaginamos, pois com tantas opções, há alguma razão clara pela pessoa ter escolhido tais vestimentas.

Vamos ver alguns pontos interessantes da moda no século XXI!

Tribos urbanas

Sem sombra de dúvidas, as roupas utilizadas pelas pessoas mostram o grupo social na qual elas estão inseridas. Por exemplo, os nerds utilizam roupas de HQ, enquanto os Emos apelam para outro estilo.

Hoje, estas divisões estão bem mais evidentes do que costumavam ser antigamente. Além disso, a homossexualidade está bem mais explícita e todos podem mostrar suas opções sexuais de forma livre, sem nenhum tipo de preconceito.

Aumentar status

Duas malhas exatamente iguais podem ter diferença de mais de 10 vezes o valor. O que torna a camiseta 1 mais cara que a camiseta 2 é o logo que tem ao lado. Nike, Lacoste, Brooksfield… Todas elas podem comercializar suas roupas por preço exorbitantes, porque há milhões de vendas! A verdade é que as pessoas buscam por status, não por conforto.

Ter roupa de marca é ostentar, mostrar que pode e que tem dinheiro. A forma como as pessoas veem quem está bem vestido, muda, então, há quem pague bem mais caro por isso.


Comentários (1) Postar um Comentário

Giovana Isabel comentou:

Quem é a autora ou o autor desse texto?


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: