Topo

É possível aumentar o score em 7 dias? Confira dicas para melhorar pontuação

Saiba como ampliar o crédito a partir da análise feita de instituições como o Serasa.
Publicidade
Comente

O score acabou se tornando a principal ferramenta para obtenção e distribuição de crédito no Brasil. Mesmo que diversas instituições financeiras tenham o seu próprio score, atualmente o mais importante é o do Serasa, instituição que acaba fornecendo os dados do histórico de consumo para empresas do Brasil inteiro. 

É possível aumentar o score em 7 dias? Confira dicas para melhorar pontuação

Anteriormente o Serasa atuava apenas com a inscrição do nome do devedor no seu banco de dados, o que acaba tornando aquele nome como negativado. A partir de uma consulta simples, as empresas podiam saber se o nome estava ou não inscrito, sendo que esse acaba se tornando o único critério que era levado em consideração para saber se um determinado consumidor podia ou não obter um determinado crédito.

Hoje em dia o sistema de score acaba levando em consideração todo o histórico financeiro do cliente, tanto os movimentos considerados como negativos, com o atraso das contas ou com uma possível dívida que deixa de ser paga, quanto os movimentos considerados como positivos, como manter os pagamentos das contas em dia e a abertura de novos créditos.

Publicidade

Dependendo do score dos consumidores, as empresas podem decidir não apenas por conceder ou não crédito para os clientes, mas também pode acabar definindo as condições que serão oferecidas para que os clientes tenham acesso a este tipo de crédito, a partir do seu perfil e também do seu histórico.

É possível aumentar o score em 7 dias?

Grande parte dos consumidores acabam não mantendo o hábito de consultar o seu score de forma periódica, mesmo que essa informação esteja disponível para consulta através de aplicativos gratuitos. Mas quando os clientes acabam tendo algum tipo de problema ao fazer determinada compra, eles acabam indo atrás da sua pontuação, que geralmente acaba sendo a explicação para a negativa.

E quando o consumidor está com seu score muito baixo, os clientes acabam tendo como principal objetivo aumentar sua pontuação o mais rápido possível, para que ele consiga obter um crédito ou ainda fazer uma determinada compra. 

Publicidade

Mas uma das principais características do sistema e dos cálculos que são feitos para chegar no score de um determinado consumidor é o fato dele ter sido criado com o principal objetivo de medir o histórico do cliente ao longo de um determinado tempo. A fórmula exata acaba não sendo revelada pelo Serasa e nem por nenhuma outra instituição que faça este tipo de medição. 

Portanto, não existe uma forma específica para aumentar o score em 7 dias, mas algumas ações acabam fazendo com que a pontuação suba de uma forma mais rápida, mas isso não significa que os números vão acabar chegando mais próximo dos 1000.

O que fazer para aumentar o seu score mais rápido?

O primeiro passo para conseguir aumentar o score de uma forma mais rápida é quitar as dívidas que estão inscritas no sistema como dívidas em atraso. São aquelas que já foram oficialmente informadas pelos credores e que fazem com que o score se torne mais baixo. 

Quanto mais tempo as dívidas ficarem registradas no sistema, menor será o score do consumidor. Com a pontuação caindo, o consumidor terá uma dificuldade maior para conseguir obter as linhas de crédito e financiamentos de uma forma geral.

Pagar aquelas dívidas que são mais antigas, que inclusive passaram do prazo de 5 anos previstos na lei para manter o nome do comprador inscritos nos órgãos, também pode fazer com que o score aumente de uma forma mais rápida. Existem inclusive determinadas ações, como o pagamento de determinadas dívidas, que fazem com que os consumidores ganhem alguns pontos. Essas geralmente acabam sendo informadas no próprio sistema.

Outras ações para manter o score elevado

  • Desenvolver hábitos de consumo que possam ser considerados como saudáveis ao longo do tempo;
  • Manter os pagamentos das contas sempre em dia, especialmente aquelas que estão diretamente relacionadas a determinadas operações de crédito, como cartões, empréstimos, etc.
  • Manter os dados no sistema do Serasa atualizado, bem como ativar o monitoramento das ações positivas. 
     

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: