Topo

Como economizar água? Saiba como diminuir a conta do mês.

Economia de água também pode ajudar o meio ambiente.
Publicidade
Comente

A água é um bem de consumo considerado como essencial e fundamental para a vida humana. Por conta disso, este acaba sendo um produto que precisa ser pago pelo cidadão, para que ele possa ter acesso ao sistema na sua casa, mas ao mesmo tempo acaba sendo enquadrado em uma categoria quem permite com que as pessoas tenham alguns benefícios, seja no momento do pagamento da fatura ou da ligação da mesma.

Como economizar água? Saiba como diminuir a conta do mês.

Hoje em dia existem diversos programas que acabam garantindo, para as pessoas mais pobres, que elas tenham pelo menos alguma forma de manter o consumo mais baixo de água para manutenção das suas necessidades, sem que elas tenham que fazer este pagamento. Mas a grande maioria das casas acabam tendo que pagar uma conta mensalmente. 

Além das questões relacionadas aos custos da conta de água, a economia deste bem também está diretamente relacionada a uma questão ambiental. A água potável é considerada como recurso finito no planeta. Isso significa que, por mais que o planeta ainda tenha uma quantidade considerável, o mesmo pode acabar.

Portanto, estes dois fatores, o de economia financeira e preocupação o meio ambiente, acabam sede tornando decisivas para a economia da mesma. 
Confira algumas dicas interessantes para economizar água:

Cuide o tempo do banho

Publicidade

Pode acabar sendo muito fácil perder a noção do tempo no momento que a pessoa está no banho, especialmente para quem quer relaxar um pouco na água morna depois de um dia cansativo de trabalho, por exemplo. Mas esse momento acaba se tornando aquele no qual as pessoas mais podem acabar gastando água.

Por isso, acaba sendo fundamental que as pessoas mantenham o hábito de controlar o tempo que elas levam no banho. E isso deve ser feito com todo mundo da família, uma vez que crianças e adolescentes tendem a ficar muito tempo no chuveiro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cinco minutos acaba sendo mais do que suficiente para tomar um bom banho. 

Desligue sempre a torneira

Manter o hábito de desligar a torneira em determinados momentos também pode acabar fazendo uma boa diferença na conta do mês. Por exemplo, no momento que as pessoas estão escovando sues dentes, muitas nutrem o péssimo hábito de deixar a torneira aberta por um longo período de tempo. E isso pode acabar se tornando um problema. 

Publicidade

Outro momento que as pessoas devem desligar a torneira é quando estão lavando a louça. Neste caso, o que é mais interessante é que as pessoas consigam manter uma certa organização na tarefa. O ideal  é guardar toda a louça para que ela seja ensaboada e esfregada ao mesmo tempo, com a torneira aberta, e depois ela pode ser ligada para fazer o enxague.

Limite a quantidade de vezes que uma máquina é utilizada

Um outro eletrodoméstico que costuma consumir uma grande quantidade de água é a máquina de lavar roupa. Especialmente quando não existe um controle mais efetivo da quantidade de vezes que essa máquina é utilizada e com quanta roupa ela começa a funcionar. 

Portanto, é fundamental que as pessoas deixem acumular bastante roupa para que sejam lavadas juntas, de preferência aproveitando a capacidade máxima da máquina. Além disso, é interessante separar as roupas por cor, para que elas sejam lavadas juntas. O ideal também é que seja decidido um dia da semana para lavar a roupa, ao invés de ir utilizando a máquina todos os dias. 

Reaproveite a água da máquina

Muitas pessoas não sabem, mas a água da máquina de lavar pode acabar sendo reaproveitada. Existem determinadas máquinas que contam até mesmo com alguns programas que podem ser utilizados para a água seja economizada, evitando assim o consumo excessivo.

Mas as pessoas também podem acabar economizando a água de outras formas. Ao invés de colocar a água da lavagem fora, pode ser interessante separar ela e utilizar para algumas atividades, como a limpeza da casa. 

Não lave as calçadas

Lavar as calçadas com mangueiras pode acabar se tornando um péssimo hábito. As pessoas acabam não tendo noção, mas o hábito pode simplesmente despejar 10 litros de água por minuto. Por isso, o mais interessante realmente é utilizar a boa e velha vassoura. 

Caso realmente seja preciso lavar a calçada ou o pátio com água, pode ser interessante investir nas máquinas que conseguem colocar mais pressão em uma quantidade menor, fazendo com que não seja preciso um volume tão grande. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: