Topo

Como desbloquear benefícios para empréstimo do INSS

Entenda quais são os possíveis motivos para bloqueio deste tipo de benefício.
Publicidade
Comente

Os empréstimos consignados feitos para os beneficiários do INSS acabaram movimentando um grande mercado, mas também acabou se tornando uma forma de muitos bandidos acabarem aplicando os mais variados golpes nas pessoas. São diversos os casos registrados de empréstimos que acabam sendo feitos em nome de aposentados e pensionistas que não foram autorizados pelos mesmos, com o dinheiro sendo desviado e com essas pessoas tendo que ficar pagando parcelas. 

Como desbloquear benefícios para empréstimo do INSS

Com isso, o INSS foi criando uma série de sistemas e de mecanismos que possuem como principal objetivo tentar identificar e combater estas fraudes que acontecem com uma certa frequência e que acabam se tornando bastante prejudiciais para o sistema como um todo. Um destes sistemas é um procedimento que deve ser feito pelo beneficiário para que os empréstimos consignados sejam liberados.

A partir da disponibilização deste sistema, antes de solicitar um determinado empréstimo os beneficiários devem fazer o reconhecimento facial. Desta forma, o órgão acabará confirmando se a imagem capturada pela câmera corresponde às que estão cadastradas no banco de dados do INSS. 

Publicidade

Ainda de acordo com as orientações que foram dadas pelo INSS, o procedimento acaba sendo bastante simples de ser feito, podendo ser realizado tanto pela internet, quanto pelo telefone ou ainda presencialmente, com o beneficiário indo até uma Agência da Previdência Privada. 

O problema é que nem todos os beneficiários sabem da existência deste sistema, e acabam tentando fazer o empréstimo sem realizar o devido desbloqueio junto ao INSS. E isso pode provocar um bloqueio das operações desta natureza, pois o sistema do INSS vai acabar identificando como uma tentativa de fraude. 

Entenda melhor o que é este bloqueio e como agir para conseguir fazer o empréstimo:

O que significa o bloqueio de empréstimos pelo INSS?

Publicidade

Essa acaba sendo uma medida de segurança tomada pelo INSS com o principal objetivo de identificar e atuar, de forma preventiva, para limitar as fraudes. Com isso, espera-se que os beneficiários acabem sofrendo menos tentativas de golpes. A partir do momento que o INSS ativa o bloqueio, não serão mais liberados empréstimos para o dono daquele CPF, pelo menos até uma atualização deste status. 

Motivos de bloqueio de empréstimo pelo INSS

Concessão de benefício

A partir do momento que o órgão libera o benefício, ele automaticamente faz o bloqueio. Desta forma, para as pessoas que estão obtendo novos benefícios o empréstimo será boqueado, não permitindo que ele acaba tendo descontos em folhas já a partir deste momento. A medida evita que benefícios recém-concedidos sejam utilizados em fraudes, ao exigir que o titular realize o desbloqueio antes que qualquer contratação de crédito seja averbada na folha de pagamento.

Alteração do local de pagamento

Sempre que o beneficiário solicita a alteração do banco para pagamento do mesmo, o benefício de empréstimo pode acabar sendo bloqueado. A Transferência de Benefícios em Manutenção ocorre quando há mudança de endereço com troca de Microrregião e encerramento de agência do banco. A legislação destaca que não ocorrerá o bloqueio quando a alteração se referir à TBM realizada pela área de atendimento de Demandas Judiciais e nas hipóteses de Transferência de Benefício em Bloco (TBB).

Solicitação do titular, representante legal ou procurador

O bloqueio também pode ser feito mediante solicitação do titular, o que também pode ser feito por representante legal ou por procurador. 

Reativação do benefício

A partir do momento que o titular do benefício acaba sendo suspendo ou encerrado e o mesmo consegue a reativação do mesmo, seguindo os procedimentos internos adotados pelo INSS para este tipo de situação, o benefício do INSS pode acabar sendo bloqueado novamente. 

Benefício não-consignável

Alguns benefícios pagos pelo INSS não são considerados como estáveis, ou seja, terão uma data para terminar. E isso faz com que o empréstimo consignado não seja liberado. São exemplos de benefícios desta natureza auxílio-doença, auxílio-reclusão, salário-maternidade, etc. 

Revisão de benefício em andamento

Quando o benefício for revisado, pelos diferentes motivos previstos nas regras do INSS, o bloqueio pode ser feito. 

  • Como desbloquear benefício do empréstimo pelo aplicativo Meu INSS
  • Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo) e faça o login;
  • Na tela inicial, digite “Desbloquear” no campo “Do que você precisa?”;
  • Selecione a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para empréstimo consignado;
  • Faça o reconhecimento facial;
  • Confirme a leitura das principais regras que aparecerão na tela para continuar;
  • Preencha as informações solicitadas (número do benefício e telefone para contato);
  • Siga as demais instruções da tela.
     

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: