O Bolo Merengue de Avelãs é uma sobremesa refinada e deliciosa. O merengue é crocante por fora e macio por dentro, enquanto o creme de confeiteiro é cremoso e exala o sabor da baunilha. As framboesas frescas proporcionam uma doçura e acidez equilibradas. A decoração com avelãs torradas e açúcar de confeiteiro finaliza a apresentação perfeita para um evento especial. Uma verdadeira obra-prima da confeitaria.
Ingredientes
65 g de avelãs
4 claras de ovo
225 g de açúcar
225 g de framboesas frescas
Açúcar de confeiteiro peneirado para decorar
Creme de confeiteiro:
300 ml de leite semidesnatado, mais 2 colheres de sopa complementares, se necessário
1 vagem de baunilha, aberta no sentido do comprimento
3 gemas de ovo
30 g de açúcar
15 g de farinha de trigo
15 g de maisena
Modo de Preparo
Torre as avelãs num tabuleiro até ficarem douradas. Deixe esfriar. Pique algumas grosseiramente para usar na decoração e reserve; triture o restante das avelãs num moedor ou no processador de alimentos.
Preaqueça o forno a 140°C. Forre dois tabuleiros com papel-manteiga e desenhe um círculo de 20 cm de diâmetro em cada pedaço de papel.
Numa tigela grande, bata as claras em neve. Aos poucos, acrescente o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, e continue a bater por 1 a 2 minutos ou até o merengue estar espesso e brilhante. Com uma colher de metal, adicione as avelãs moídas ou picadas.
Divida o merengue entre os dois tabuleiros e espalhe-o igualmente dentro dos círculos desenhados no papel. Asse por 1¼ hora ou até que os merengues estejam prontos e possam ser facilmente removidos do papel. Vire os tabuleiros no meio do tempo de cozimento para que os merengues ganhem cor por igual. Solte os merengues do papel e deixe-os esfriar completamente nos tabuleiros.
Para preparar o creme de confeiteiro, coloque o leite numa panela e espere ferver. Junte a vagem de baunilha e retire do fogo, e deixe em infusão por 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar por 2 a 3 minutos ou até ficarem esbranquiçadas. Peneire a farinha de trigo e a maisena e bata para misturar. Retire do leite a vagem de baunilha e, com uma faca afiada, raspe as sementes de baunilha no leite. Despreze a vagem. Ponha o leite para ferver e, assim que levantar fervura, acrescente-o gradualmente à mistura de gemas.
Leve novamente a mistura à panela e espere ferver, mexendo constantemente com uma colher de pau ou batedor. Quando estiver espessa, deixe ferver em fogo brando por 1 minuto, mexendo sem parar. Retire do fogo. Cubra a superfície do creme com papel impermeável molhado e deixe esfriar. (Tanto o merengue quanto o creme podem ser feitos com um dia de antecedência; guarde os merengues num recipiente hermético e o creme de confeiteiro numa tigela coberta na geladeira.)
Monte o bolo com antecedência de, no máximo, 1 hora. Ponha um dos merengues num prato de servir, com o lado achatado para cima, e espalhe sobre ele o creme (se estiver muito grosso para ser espalhado, bata com a quantidade complementar de leite). Espalhe sobre o creme dois terços das framboesas e coloque por cima o segundo merengue. Decore com o restante das framboesas, as avelãs torradas picadas grosseiramente e uma fina camada de açúcar de confeiteiro. Para servir, corte em fatias grossas com uma faca afiada.
Pronto! Agora, basta saborear esta delícia receita de Bolo Merengue de Avelãs.
Nota: Caso alguma receita cadastrada em nosso site seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, por favor entrar em contato pelo link no rodapé do site.
Comentários (0) Postar um Comentário