RIP Orkut: a primeira rede social a gente nunca esquece

Publicidade
Comente

Se você já dava seus primeiros passos pela web lá para 2004, é quase certo que você participou da geração Orkut. Ela foi a primeira rede social que se popularizou no Brasil, considerada como mais acessada pelos brasileiros. Mesmo se despedindo de todos nós no dia 30 de setembro deste ano, a rede nos abandona deixando saudades.

Linha do tempo

O Orkut surgiu em 2004. Para se registrar, o usuário tinha que receber um convite de outro usuário ativo, considerando que cada internauta só podia chamar mais 10 amigos para a rede.

Em 2008, quando administrada pela filial brasileira da Google, a rede atingiu, em dois anos, mais de 30 milhões de usuários no Brasil, sendo o terceiro site mais visitado do país na época.

Em 2011, o declínio de acessos ocorre com a migração dos internautas ao Facebook. Em dezembro de 2013, com apenas 6 milhões de acessos, a rede caminha para seu dado fim em setembro de 2014, contando com 5 milhões de usuários ainda ativos.

Cemitério das Redes Sociais

Mesmo com abaixo-assinado dos orkuteiros, o site saiu do ar, seguindo os mesmos passos de várias outras redes que também perderam seu potencial. Exemplos nesta linha são o MySpace, que virou um site de streaming musical e o Fotolog, que perdeu espaço com o lançamento do Orkut.

Memórias do Orkut

Entre as mais notórias funções da rede social, podemos lembrar comunidades, da cultura de scraps (“Só add com Scrap”), dos álbuns de fotos, dos depoimentos (“Conheço há pouco tempo, mas já considero pakas”), dos tópicos de jogos (“Jogo do ADD”), de aplicativos como Buddy Poke (“Você foi pokeado por fulano”), dos fãs acumulados por perfil, das visitas, entre outros.

Entre esses elementos marcantes, conservamos as boas lembranças da rede e mantemos na memória a revolução feita pelo Orkut em nossas vidas sociais.




Insira em seu site ou blog



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!