Muitos jovens pensam que as redes sociais começaram com o Facebook ou então com o finado Orkut, do qual alguns deles lembram vagamente de ter criado um perfil. Mas ao longo da ainda curta vida da internet, uma série de serviços acabaram ganhando destaque e diversas redes sociais foram lançadas.
O conceito de rede social, na verdade, é apontado por muitos especialistas como sendo parte natural da evolução desta tecnologia de comunicação. A grande ideia da web era criar um ambiente comum, no qual as pessoas poderiam se encontrar, derrubando as barreiras territoriais. Mas o que as redes sociais conseguiram foi oferecer uma série de ferramentas que acabaram intensificando este contato.
A década de 90 pode ser considerada definitiva para o surgimento das ideias que acabaram possibilitando as redes sociais que conhecemos atualmente. No ano de 1994, por exemplo, um serviço chamado GeoCities foi lançado e permitia que qualquer pessoa tivesse um site na internet.
Alguns serviços mais focados na conexão entre as pessoas no ambiente online também começaram a criar corpo na segunda metade da década de 90, como é o caso do Classmates, que tinha oferecia mecanismos para que as pessoas conseguissem reunir grupos de antigos colegas de escola e faculdade. Já o Fotolog e o Friendster, serviços que surgiram já no começo dos anos 2000, acabaram trazendo os conceitos de publicações baseadas em fotografias acompanhadas de ideias.
No Brasil, a primeira rede social que conseguiu realmente se tornar popular, tanto que acabou angariando mais usuários aqui do que no seu país de origem, foi o Orkut. A partir deste momento os brasileiros passaram a se tornar verdadeiros amantes de todas as redes sociais lançadas posteriormente.
Confira no infográfico abaixo quanto tempo você passa nas redes sociais:
Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.
Entrar com facebook Criar uma conta gratuita
Comentários (0) Postar um Comentário