Mundo dos Doces

Publicidade
Comente

Não importa de que tipos de culinária estão falando – fina, popular, tradicional, local, internacional – os doces são as maiores estrelas da gastronomia. A maioria da população mundial é obcecada por doces, sejam eles dos mais industrializados, aos mais tradicionais, passando pelos mais finos e inusitados. Conheça algumas curiosidades sobre o mundo dos doces e se inspire para sua próxima sobremesa.

Sobremesas

Os doces são tradicionalmente servidos depois das refeições principais, como se deixássemos o melhor por último. Mas, você sabe por que sempre comemos o doce depois do salgado? Sabe por que sua mãe lhe dizia que o doce “estragava” a fome?

Acontece que os doces são mais calóricos, menos nutritivos e trazem maior saciedade para o organismo. A refeição principal deve ser rica em nutrientes, mas os doces são em sua maioria gordura e açúcar com uma base em carboidratos. Não é o suficiente para o corpo, mas é calórico e pesado o suficiente para você perder a fome. Por isso comemos porções menores, e depois das refeições.

Chocolates, o Néctar dos Deuses

Os chocolates são os doces mais populares que existem, sendo capaz de provocar paixões em seus maiores fãs e controvérsias entre nutricionistas e médicos. Afinal, chocolates fazem mal à saúde, causam espinhas, são afrodisíacos, causam prazer?

O chocolate, já foi comprovado, pode causar prazer em quem o consome, mais do que qualquer outro alimento. Ele tem propriedades calmantes, relaxantes e induz a produção de endorfina, a substância que leva mensagens de prazer ao cérebro. Além disso, o chocolate possui o mesmo hormônio que nos dá a sensação de paixão.

O chocolate é, também, afrodisíaco. Porque nada mais afrodisíaco do que causar prazer. Dizem que os astecas usavam a pasta de cacau que eles chamavam de xocoaatl, que depois virou o nosso chocolate, exatamente como afrodisíaco. O alimento era consumido com pimenta e vinho e era limitado à família real em algumas épocas, pois o consideravam um alimento sagrado, um néctar dos deuses.

E, ultimamente, comprovou-se que os chocolates amargos ou meio-amargos, ou seja, aqueles com maior concentração de cacau, possui alta concentração de flavonoides que fazem bem ao coração e retardam o envelhecimento.

É o alimento perfeito.




Insira em seu site ou blog



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!