Poucas comidas inspiram tanta paixão e devoção como o chocolate. Essa iguaria tem uma legião de fãs, é considerada fonte de prazer e calmante para muitas pessoas, é ingrediente de muitas das melhores sobremesas do mundo, possui especialistas em seus muitos sabores; mas também é cortada da vida de muitas pessoas por fazer mal, considerado inimigo da boa forma e da pele saudável e é considerado viciante e vilão para quem procura uma vida saudável.
Para saber por que o chocolate inspira tantos sentimentos exagerados e quais são as verdades sobre esse alimento, vamos explorar sua história e suas reais propriedades.
Xocoatl
O chocolate é feito a partir do cacau, nativo do México, América Central e América do Sul (região tropical). O cacau vem sendo cultivado pelas civilizações pré-colombianas há mais de três mil anos, e os europeus entraram em contato com a iguaria através da civilização maia, que comia uma pasta de cacau com pimenta e baunilha. Essa pasta se chamava xocoatl, era muito apreciada pela nobreza maia e era feita para ser bebida com o objetivo de combater o cansaço e como afrodisíaco. O xocoatl era amargo, assim como um chocolate com alta concentração de cacau dos dias de hoje.
Os europeus foram os que adicionaram açúcar à pasta porque não gostavam do sabor amargo do xocoatl: além do açúcar, adicionavam canela, anis e leite. Assim foi “inventado” o sabor do chocolate como o conhecemos hoje. Ao longo dos séculos, o chocolate foi ganhando popularidade e deixando de ser uma iguaria degustada somente pela nobreza e, no século XIX e XX, ela começou a tomar a forma que conhecemos hoje. Na Suíça começaram a usar leite condensado misturado ao chocolate para fazer o nosso famoso chocolate ao leite, e nos Estados Unidos foram inventadas as barras de chocolate.
Chocolate e a Saúde
Apesar de ainda termos muito o que conhecer sobre o chocolate, uma coisa já foi comprovada: A maioria dos famosos malefícios do alimento são mentira ou exageros. Chocolate e acne não têm nenhuma relação segundo as pesquisas; o doce não causa mais cárie e problemas nos dentes do que qualquer outro doce (o problema é o açúcar) e apesar de ser rico em gordura, possui outros nutrientes.
O chocolate possui substâncias que aumentam a produção de endorfina, o neurotransmissor do prazer; hormônios que causam o estado de paixão e flavonoides que fortalecem o coração. No final, faz mais bem do que mal.
Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.
Entrar com facebook Criar uma conta gratuita
Comentários (0) Postar um Comentário