Topo

Relembre novelas que já trataram o tema da Aids na telinha

Comente

O Ministério da Saúde, em conjunto com o Governo Federal, busca trazer cada vez mais informações à população no que diz respeito à prevenção dos diferentes tipos de doenças existentes no país.

Com essa finalidade, portanto, são criadas anualmente diversas campanhas de conscientização para população, podendo estas, abordar diferentes temas. A lista inclui, por exemplo, o outubro rosa, contra o câncer de mama, o novembro azul, contra o câncer de próstata e a mais recente, realizada em dezembro, que é a conscientização em relação à Aids.

O dia escolhido como principal, ou seja, Dia do Combate à Aids, foi primeiro de dezembro, e aproveitando que o assunto continua em alta, portanto, resolvemos relembrar aqui algumas das novelas que já retrataram esse tema nas telinhas, mesmo que ele ainda seja visto como um grande tabu por parte da população. Veja!

Relembre personagens e novelas que abordaram Aids na TV

Carmen

Relembre personagens e novelas que abordaram Aids na TV

Veja também:

A novela “Carmen”, da extinta TV Manchete, abordou o tema em uma época em que ainda haviam muitas dúvidas e preconceitos em relação à doença. A autora Glória Perez criou a personagem Rosimar, que acabou contraindo o vírus em uma transfusão de sangue e precisou enfrentar os preconceitos dos vizinhos.

Zazá

Relembre personagens e novelas que abordaram Aids na TV

Na novela “Zazá”, foi a vez da personagem Jacqueline abordar o tema do vírus da Aids, bem como o drama que os soropositivos enfrentam. A personagem era casada com Solano, que lhe deu total apoio em relação à doença. No final da trama, a atriz Sandra Bréa, que também estava lutando contra o vírus HIV fez uma participação na trama, onde ela mesma acabou por deixar seu depoimento de vida.

Amigas e Rivais

Relembre personagens e novelas que abordaram Aids na TV

O Remake mexicano com o mesmo nome, mostrou o drama da patricinha Olívia, que se descobriu soropositiva. De acordo com a autora, Letícia Dornelles, seu objetivo ao abordar o assunto era o de transmitir uma mensagem de respeito, mandando com a personagem uma espécie de mensagem de amor e esperança a todos soropositivos do Brasil.

Chamas da Vida

Relembre personagens e novelas que abordaram Aids na TV

A novela “Chamas da Vida”, foi mais uma que abordou o tema do vírus da Aids, nesse caso com o personagem Guilherme, personagem emblemático na trama de Cristianne Fridman.

Com a descoberta da infecção pelo vírus HIV, o personagem acabou se afastando de sua esposa, só que quando ela descobriu o motivo desse distanciamento, acabou lhe dando apoio para que ambos enfrentassem o problema juntos. Tudo isso, mesmo com o preconceito de sua mãe Suzana, que não mediu esforços para separar o casal.

Malhação

Na novela teen “Malhação – Seu Lugar no Mundo”, o personagem Henrique acabou revelando que era soropositivo quando se chocou com um colega em uma partida de basquete e vê que os dois se feriram. Ele entra em desespero e pede para que colega vá imediatamente para um hospital.

No fim das contas, a cena acabou se mostrando polêmica, chegando a ser criticada por profissionais da saúde e por militantes do combate à Aids, que acusaram de abordar de maneira imprecisa as formas de transmissão da doença.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: