Topo

"Fail" e erro 404 foram eleitos os termos mais populares de 2013 na internet

... os termos "Error 404" e "fail" foram os eleitos como os mais populares da internet nesse ano, o primeiro é um termo bastante comum na web e costuma aparecer
Publicidade
Comente

A internet ganhou o mundo e por ela surgiram algumas das mais inusitadas histórias, situações e, é claro, inúmeros modismos. Tudo que está disponível no mundo físico, ou mesmo na internet na atualidade possui potencial pra vir a se tornar assunto mundial na rede, graças ao constante crescimento do acesso à informação e a facilidade com que a web pode ser acessada nos dias atuais, um panorama que foi facilitado em muito pelo avanço na maneira com que os dispositivos móveis se comportam, proporcionando aos usuários acesso quase que ilimitado à internet 24 horas por dia.

Diante do surgimento e popularização da internet ao longo dos anos, alguns levantamentos passaram a ser realizados e, dentre eles, um chama bastante atenção por ser diretamente relacionado ao comportamento do internauta. O levantamento consiste em descobrir quais são as palavras mais populares na internet durante o ano, e é realizado anualmente pela Global Language Monitor, que em especial monitora o uso de palavras em língua Inglesa na web.

“Fail” e erro 404 foram eleitos os termos mais populares de 2013 na internet

erro-404-termo-muito-utilizado
De acordo com o monitoramento realizado já nesse ano de 2013 pela Global Language Monitor, os termos “Error 404” e “fail” foram os eleitos como os mais populares da internet nesse ano, o primeiro é um termo bastante comum na web e costuma aparecer em forma de mensagem quando uma página acessada pelo usuário é inexistente ou não pôde ser encontrada, já o termo “fail” que em tradução livre significa fracasso, é geralmente empregado a algo que não funcionou como deveria e (na maioria das vezes) acabou se tornando cômico.

Outros termos populares segundo a Global Language Monitor

Além dos termos que ocuparam o topo da lista de mais populares, outras palavras obtiveram também posição de destaque, a terceira posição na lista foi ocupada por pelo termo “Hashtag” que é o jogo da velha popularmente utilizado em redes sociais para viralizar entre os usuários, já na quarta colocação veio o @pontifex que é o nome de usuário oficial do atual Papa no Twitter.

Publicidade

Outros termos que também figuraram entre os vinte mais populares foram “Surveillance” que em tradução livre significa vigilância, “Drones” que diz respeito à avião não tripulado, “Meme” que é um modismo da web, e “Cloud” que embora a tradução livre sugira unicamente a palavra “nuvem”, diz respeito a uma inovadora tecnologia denominada de computação ou compartilhamento de arquivos em nuvem.

Termos comuns na web em outros anos

Ao contrário do que aconteceu neste ano de 2013, nos três últimos anos os termos mais populares pela web, não diziam respeito a assuntos popularizados a partir da internet, no ano passado, por exemplo, os temos mais populares foram “Apocalypse” e “Armageddon”, e o motivo era bastante óbvio, havia a estimativa (infundada) de que o mundo pudesse acabar em 2012. No ano de 2011 o termo mais popular foi “Occupy” devido ao constante movimento de ocupação naquele ano, enquanto que um ano antes o termo “SpillCam” foi o mais popular, e dizia respeito à transmissão ao vivo do vazamento de óleo no Golfo do México.

Apesar de os termos populares nos últimos anos terem sido de origem offline, esse ano não é o primeiro em que algo relacionado à internet fica no topo da lista, desde o ano de 2001 pelo menos outras duas vezes os termos tiveram associação com o ambiente web, os termos que figuraram no topo de 2001 a 2009 foram, “Ground Zero” que significa marco zero, “Misunderestimate” que é errar ao subestimar, “Embedded” que diz respeito ao ato de embedar algo, “Incivility” que diz respeito à guerra civil, “Refugee” que significa refugiado, “Sustainable” que significa sustentável, “Hybrid” que significa híbrido, Change que significa “mudança” em tradução livre, e “Twitter” que é uma das mais populares redes sociais da atualidade.

Publicidade

Indo além dos termos mais pesquisados, os levantamentos realizados pela Global Language Monitor indicam também quais são os termos mais populares em cada ano, e em 2013 a mais popular combinação de palavras foi “toxic politics” em alusão às agressivas campanhas políticas dos E.U.A, os resultados divulgados apontam também que o nome mais popular na internet nesse ano, foi o do Papa Francisco, nomeado ainda no primeiro trimestre desse ano.

Gírias na internet – uma vertente a considerar

Apesar de o levantamento da empresa especializada no monitoramento da web, se restringir em tese aos termos populares em toda a web, existe uma outra vertente utilizada principalmente na blogosfera e em redes sociais, que julgamos importante trazer à tona nesse artigo por nossa conta e risco, esta vertente é a das gírias na internet.

Na internet, assim como no mundo offline, algumas pessoas criam gírias ou bordões engraçados e/ou inteligentes para dar mais dinamismo à comunicação, a diferença é que na web esse tipo de recurso tende a se popularizar em proporções infinitamente maiores, e talvez seja justamente devido a essa popularidade, que em pouco tempo esses termos conhecidos como “internetês” acabam irritando os mais antenados com o universo Web.

Na sequência você confere quais são os termos internetês que julgamos como sendo os mais badalados da web nos últimos meses, mas, que talvez devessem ser abandonados o quanto antes, visto que já se tornaram clichês.

Veja 3 dos clichês do “internetês” mais comuns na internet

As mina pira

Esse foi um termo originado a partir de algo dito em uma entrevista de um programa de Tv, na ocasião o entrevistado usou a frase para descrever a reação das garotas diante de seu penteado “descolado”, o termo se tornou grande sucesso na web e em todo o país, ganhando inclusive música sertaneja relacionada ao tema. Apesar da popularidade do termo, já passou da hora de deixar de ser dito, e não é por acaso que seu uso vem se tornando menos frequente.

Prontofalei

Expressão que foi bastante comum em redes sociais, geralmente o dizer vinha como acompanhamento de uma declaração bombástica, ou mesmo uma opinião extremamente sincera a respeito de determinado assunto, na prática “Prontofalei” servia apenas para fortalecer a ideia de que o que foi dito era um desabafo que há muito vinha sendo evitado, algo como, “Quem ainda usa esse tipo de recurso na web, só está na verdade pagando mico” #prontofalei.

Só que não

Também conhecido pelas abreviações “SQN“, o termo tem como missão, contradizer o que acabou de ser dito, ou seja, o uso dá a entender que o que a pessoa falou não condiz com a verdade, embora esse seja um termo relativamente novo, talvez já seja a hora de ir pensando em um substituto, pois assim como os demais, os dias podem estar contados, “Só que não?”, enfim, quem sabe.

O fato é que na internet e principalmente em mídias sociais a regra de ordem na maioria das vezes é divertir-se por meio da interação com amigos e conhecidos, então, delimitar aquilo que é permitido ou não, ou aquilo que caiu em desuso em meio a uma era tão evolutiva, pode ser também o maior dos clichês, em resumo o que vale mesmo é cada um utilizar a linguagem e termo que julgar interessante a si mesmo e ao ciclo em que convive.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: