Topo

Vai montar um PC novo? Veja 5 dicas para economizar sem abrir mão da qualidade

Comente

É bem verdade que a evolução dos smartphones tem desacelerado o mercado de computadores nos últimos anos. Isso não significa, porém, que não exista ainda uma enorme quantidade de consumidores interessados em ter um PC em casa.

O grande detalhe, no entanto, é que muitos dos usuários modernos de tecnologia estão optando pela montagem do próprio computador, uma vez que isso pode proporcionar uma experiência mais personalizada. Na prática significa que o consumidor que opta por esse caminho tem a possibilidade de elaborar um micro que atenda necessidades específicas, como é a criação de um PC Gamer, por exemplo.

Agora, é claro que nem sempre é fácil ou barato montar um bom computador, por isso mesmo, algumas dicas podem ser vitais a quem deseja economizar na hora de criar um bom computador. Sabendo disso, portanto, resolvemos mostrar a seguir algumas das informações mais importantes para esse objetivo. Confira!

Dicas para economizar na hora de montar um computador

Planeje e conheça as suas necessidades

Saber exatamente qual é o tipo de necessidade que possui, é o primeiro critério para montar um bom PC sem gastar muito. Se o interesse é em um PC Gamer, por exemplo, é importante saber até mesmo o tipo de jogo que pretende rodar para não errar na escolha dos componentes e depois ter que gastar novamente em algo que faltou ou foi comprado errado.

Depois de anotar todos os critérios pretendidos, é hora de partir para a pesquisa para ver o que atende as exigências e oferece o melhor custo x benefício. O próprio Google e fóruns direcionados ao assunto podem ser de grande utilidade nesse momento.

Recicle

Se já tem um PC em casa, é bom saber que algumas coisas podem ser facilmente reaproveitadas. Isso por si só já proporciona uma grande economia. A lista de itens que podem ser utilizados de um computador antigo inclui teclado, mouse, monitor, gabinetes, ventoinhas, sistemas de refrigeração e em algumas situações até mesmo o HD e a fonte de energia.

Leia também:

Software livre

Um dos problemas em montar um PC é o gasto com softwares, mas na maioria das vezes isso pode ser facilmente contornado com a utilização de alguns softwares livres.

Em se tratando do sistema operacional, por exemplo, uma alternativa é lançar mão de alguma distribuição Linux, por exemplo. Já quanto ao Office do Windows, uma opção é o Libre Office, que é igualmente robusto e atende à maioria das necessidades básicas.

Encontre receitas e inspire-se

Com uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar sites que agregam preços de componentes para micros no exterior. Apesar de os valores não serem compatíveis com a realidade brasileira, esse tipo de site ajuda o usuário a obter uma relação de componentes comprados por outros consumidores que podem ter montado PC’s similares ao desejado.

Uma ideia, por exemplo, é recorrer a um site como o PCPartPicker, que ajuda até a saber quais componentes de uma relação são compatíveis entre si, o que é de suma importância antes da aquisição.

Peças usadas

Para quem não tem em casa um PC do qual se possa aproveitar peças, uma ideia é recorrer a componentes usados para a montagem do novo micro.

Em lojas de manutenção de computadores ou mesmo em sites como Mercado Livre, é possível encontrar itens como fontes, gabinetes, monitores, teclados, mouses, dentre outros, todos com bom preço. Pesquisa é a palavra-chave.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: