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Microsoft Word: veja dicas e truques para melhorar sua experiência com o editor de texto

Novas tecnologia e dicas de informática aqui, no ClickGrátis! Microsoft Word: veja dicas e truques para melhorar sua experiência com o editor de texto
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O Word é sabidamente o editor de texto mais popular do mundo, no entanto, ainda assim ele possui uma série de funcionalidades e recursos desconhecidos pelos usuários iniciantes e intermediários.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista de dicas e truques que podem ajudar a melhorar a experiência de quem precisa lidar com a ferramenta. Veja!

Microsoft Word: veja dicas e truques para melhorar sua experiência com o editor de texto

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Lista de sinônimos no Word

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Em um texto, por mais coerente que seja, a repetição exagerada de uma mesma palavra tende a ser prejudicial para sua imagem, pelo que, recomenda-se nesses casos o uso de sinônimos.

A boa notícia é que você não precisa perder tempo pesquisando os melhores sinônimos em motores de busca, o próprio Word oferece um recurso que te permite substituir a palavra desejada por um sinônimo adequado.

Para usar o recurso você deve clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra que será trocada, e escolher uma das palavras que aparecerão no menu dentro da opção “Sinônimos”. Simples assim.

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Texto para testes no Word

Se você já precisou de um texto pra teste e acabou recorrendo aos “Lorem Ipsum” e “nanananananas” para o objetivo, saiba que o Word possui uma interessante alternativa. Ele é capaz de gerar um texto aleatório para você em poucos instantes, bastando para isso a inserção de um pequeno código ajustável.

O código em questão é =rand(x, y) onde “X” deve ser substituído pela quantidade de parágrafos desejada, e “Y” pela quantidade de frases que deseja em cada parágrafo. Para um texto com 5 parágrafos e 3 frases em cada um deles, por exemplo, o código seria =rand(5, 3). Vale ressaltar que depois da inserção do código é preciso apertar a tecla “Enter” para que o texto aleatório seja gerado no documento.

Salvar texto em formato .doc

Salvar um texto em formato .doc é a melhor forma de garantir que a maioria das pessoas conseguirão abrir o documento. Isso porque tradicionalmente as novas versões do Word salvam automaticamente os arquivos em .docx, que nem sempre é compatível com as versões 97-2003.

Para usar o formato .doc, basta clicar com o mouse no ícone do disquete na parte superior esquerda do Word, e em seguida clicar na opção “Salvar Como”, escolhendo por fim o formato ‘Documento do Word 97-2003’.

Símbolos e caracteres especiais no Word

Você também pode inserir símbolos e caracteres especiais no Word. Para tanto, basta ir até a aba “Inserir”, no topo do editor, e escolher a opção “Símbolo”, a partir daí o programa exibirá uma janela contendo os caracteres mais utilizados. Para ver todos os símbolos registrados no editor, você poderá clicar na opção “Mais Símbolos”.

Vendo a quantidade de palavras de um texto no Word

Se você precisa saber eventualmente a quantidade de palavras de um texto e não tem uma versão do Word que mostra essa informação automaticamente, bastará acessar a aba “Revisão” e em seguida selecionar a opção “Contar Palavras”, o programa então exibirá todas as informações sobre o documento aberto, incluindo quantidades de palavras e parágrafos.


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