Topo

Da telona pro videogame: relembre 8 jogos incríveis inspirados em filmes

Dicas de jogos e notícias sobre o mundo dos games, você confere aqui no Click Grátis! Da telona pro videogame: relembre 8 jogos incríveis inspirados em filmes
Publicidade
Comente

Quando alguma empresa anuncia o interesse de criar jogo inspirado em um filme, muitos fãs ficam apreensivos, temendo que o título possa, de alguma forma, “envergonhar” a obra original. E não dá pra dizer que esse é um medo injustificado, afinal, ao longo das últimas décadas, muitos games baseados em longas de sucesso, terminaram por decepcionar o público.

Felizmente, porém, essa regra não vale pra todos. Se olharmos para o mercado, podemos nos deparar com alguns jogos de extrema qualidade que foram lançados com o passar do tempo e que surgiram a partir de um universo já estabelecido no cinema. Neste artigo em particular, vamos lembrar de sete grandes exemplos dentro desse cenário. Veja!

Games incríveis que foram baseados em filmes

Batman Begins (PS2, GC, Xbox)

Batman Begins (PS2, GC, Xbox)

Publicidade

O Morcego de Gotham, ganhou sua melhor franquia de filmes até agora, pelas mãos de Christopher Nolan. A jornada começou lá em 2005 com “Batman Begins” e se estendeu até “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.

E foi o primeiro filme que rendeu um dos melhores jogos do Batman já lançados até hoje. Muito antes de “Arkham Asylum”, o vigilante já ganhava no mundo dos games uma trajetória onde tinha que lutar contra um de seus grandes vilões, no caso, o Espantalho.

O título conseguiu transportar para o mundo virtual todo o clima de um Batman mais realista e dotado de grande poder de estratégia para surpreender criminosos e se postar como uma lenda no combate ao crime.

The Godfather: Blackhand Edition (O Poderoso Chefão) (PS2, Xbox, Xbox360, Wii, PC)

The Godfather: Blackhand Edition (O Poderoso Chefão) (PS2, Xbox, Xbox360, Wii, PC)

Publicidade

Se a trilogia “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, conseguiu se tornar um marco da história do cinema, pode-se dizer que “Blackhand Edition” se portou de forma no mínimo respeitável frente ao conteúdo original.

Isso porque, o filme que já foi eleito o segundo melhor de todos os tempos (ficou atrás apenas de “Cidadão Kane” na lista do Instituto de Filmes Americano em 2008), trouxe à tona com muita propriedade, o universo estabelecido nas telonas, apresentando as rivalidades entre famílias, as chantagens tais quais as vistas no longa, e muito mais.

Como se não bastasse, a versão para o Wii trouxe uma jogabilidade atraente com o controle de movimento, tornando-se provavelmente, o jogo que melhor fez uso do recurso no console.

Super Back to the Future II (De Volta para o Futuro) (SNES)

Super Back to the Future II (De Volta para o Futuro) (SNES)

Em meados dos anos 80, a sensação da geração gamer era Nintendo 8 Bits, o que tornava difícil qualquer missão de fazer um bom jogo inspirado em “De Volta Para o Futuro”. Pouco tempo depois, a coisa evoluiu para o Super Nintendo, mas os jogos inspirados na saga de “De Volta Para o Futuro” continuavam ruins.

Parecia não haver solução para a franquia no mundo dos jogos eletrônicos. Só que para a alegria dos fãs de uma das mais populares franquias de ficção científica do cinema, o legado de Marty McFly foi bem representado.

Isso foi possível graças a um lançamento exclusivo no Japão: Super Back to the Future II. O jogo fez jus à história da franquia e proporcionou boa diversão

Leia também:

Spider-man 2 (Homem Aranha 2) (PS2, GC, Xbox)

Spider-man 2 (Homem Aranha 2) (PS2, GC, Xbox)

E se um trabalho bem feito trouxe bom resultado com Batman, por que não o seria também com o Homem-Aranha? O “cabeça de teia” ganhou um jogo de respeito em 2004, quando a franquia de Sam Raimi estava em alta no mercado cinematográfio com seu segundo filme.

Como era de se esperar, o título trouxe o confronto do herói contra o Doutor Octopus, seu arqui-inimigo tanto nos quadrinhos, quanto no longa lançado no mesmo ano. O título trouxe uma série de desafios a serem superados por Peter Parker na pele do teioso enquanto tentava manter a vida amorosa e pagar suas dívidas.

O que mais impressiona na produção, no entanto, é a riqueza de conteúdo, já que além da história principal, o jogador se via diante de uma infinidade de “plots alternativos”, por assim dizer. Ao longo da jornada no game, era preciso alternar entre Spider e Peter para enfrentar adversários como Rhyno, Shocker, Mysterio, e manter a jornada como entregador de pizza.

E como no ano a Activision estava inspiradíssima, vale mencionar que o mercado também ganhou o X-Men Legends, que foi mais uma mostra de que jogos inspirados em super-heróis poderiam dar certo.

Rogue Squadron II: Rogue Leader (GC)

Rogue Squadron II: Rogue Leader (GC)

E é claro que em uma lista como essa, não poderia faltar “Star Wars”, certo? Por mais que a saga de Luke Skywalker tenha ganhado muitos jogos ruins ao longo dos anos, alguns honraram a heroica “Jornada nas Estrelas”, dentre eles, o Rogue Squadron II: Rogue Leader.

A série começou ainda no Nintendo 64, mas o toque de qualidade veio mais tarde pela dedicação da Factor 5, no GameCube. Apesar de ser um jogo de lançamento, ele é até hoje um dos mais bonitos do console, sendo apreciado por muitos fãs da franquia. Ainda hoje, poucos jogos proporcionam uma sensação tão incrível na base de comando de uma X Wing.

Scarface: The World is Yours (PS2, Xbox, PC, Xbox360, Wii)

Scarface: The World is Yours (PS2, Xbox, PC, Xbox360, Wii)

Aqui temos o jogo inspirado no filme que ajudou lançar Al Pacino para o mundo da fama. O ator dá vida a Tony Montana, um refugiado cubano que cria um imenso império baseado no tráfico de drogas.

O jogo manteve a essência violenta da obra original e trouxe basicamente uma sequência para a história, trazendo uma perspectiva do que poderia ter acontecido na vida do protagonista caso o filme tivesse um final diferente. A ambientação do personagem, incluindo toda sua personalidade, gestos e atitudes, foi um dos grandes trunfos do game.

Halloween (Atari 2600)

Halloween (Atari 2600)

Agora, este é o game do Atari que se tornou grande fenômeno, não por acaso. O filme no qual é inspirado, foi escrito e dirigido por John Carpenter e Debra Hill, sendo o primeiro da saga Halloween.

A obra trazia a história de um paciente de hospital psiquiátrico que começa a perseguir e matar pessoas no dia de Halloween, sempre fazendo uso de uma máscara branca. A produção precedeu outros sucessos, tais como Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo.

Em relação ao jogo, o que mais impressiona é a maneira com que ele conseguiu transmitir sensação de medo apesar de todas as limitações da época. O jogador controlava uma mulher sozinha em casa, sabendo que Michael Meyers podia aparecer a qualquer momento com seu tradicional facão.

GoldenEye 007 (N64)

GoldenEye 007 (N64)

E por fim temos aqui o clássico do Nintendo 64 que, não por acaso, conseguiu a façanha de ser considerado até melhor do que o filme que o originou. Agora, tudo bem que o filme em si estava longe de ser compatível com a grandiosidade atingida pela saga de James Bond ao longo dos anos, mas, quantos jogos que você conhece já tiveram a honra de superar a obra original? Isso mesmo. Nenhum.

Os inúmeros detalhes e possibilidades apresentadas no jogo, faziam o jogador se sentir na pele do protagonista, seja nos momentos em que ele manuseava sua silenciosa PP7 ou nas ocasiões em que a missão abria espaço para o uso da avassaladora AK-47.

Como se não bastasse, o jogo trazia uma riqueza de cenário incrível pra época, além de fases difíceis que adiconavam vários objetos e tornavam o desafio cada vez mais instigante.

Não foi por acaso que o título foi o precursor de uma revolução na indústria dos jogos de tiro em primeira pessoa (FPS – First Person Shooter) nos videogames, mostrando ao mundo que o gênero poderia perfeitamente ser bem aproveitado também fora dos computadores.

E pra coroar todo o belíssimo trabalho desenvolvido pela Rare, desenvolvedora do game, havia ainda o modo multiplayer, que por si só já compensava a aquisição de um Nintendo 64.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: