Topo

Saiba por que as mãos suam quando ficamos nervosos

Geralmente elas entregam quando as pessoas estão sob situação de estresse.
Publicidade
Comente

São diversos os sinais que o corpo acaba emitindo quando estamos nervosos ou passando por alguma situação de estresse. Um dos mais comuns pode ser visto nas mãos, quando elas começam a transpirar. Algumas pessoas suam tanto nas mãos que se quer conseguem segurar determinados objetos, como uma caneta na hora de escrever ou um microfone na hora de falar em público.

Mas por que as pessoas costumam suar justamente nas mãos? Existem algumas explicações que os médicos e os cientistas acabam encontrando para este tipo de comportamento. Os especialistas afirmam que isso é causado pela estimulação de um tipo específico de glândula sudorípara relacionada com o sistema nervoso simpático, que é o que controla as respostas do organismo em situações de luta e fuga.

Saiba por que as mãos suam quando ficamos nervosos

Não existe apenas um tipo de glândula sudorípara no corpo, mas sim três delas: as écrinas, as apócrinas e um terceiro tipo de glândula mais desenvolvida e que apresenta características das duas anteriores. As écrinas constituem a maioria das glândulas sudoríparas presentes no organismo, e sua principal função é a de controlar a temperatura corporal.

A grande questão está no fato de que existem determinadas regiões do corpo onde este tipo de glândula costuma ser encontrada com maior abundancia e concentração. E a palma das mãos é uma delas. Também aparecem em outros locais do corpo onde as pessoas costumam transpirar bastante, tais como as plantas dos pés e as testas.

Publicidade

Já as glândulas apócrinas se concentram na região genital e nas axilas, e produzem uma substância menos fluída e mais oleosa que é liberada nos folículos capilares. O terceiro tipo de glândula, a que apresenta características de écrinas e apócrinas, também se concentra nas axilas e na região genital, e é capaz de produzir o suor sete vezes mais depressa do que as outras glândulas.

 O funcionamento destas glândulas acontece a partir de comandos do cérebro. Quando o estímulo é provocado pelo estresse emocional, eles acabam estimulando primeiramente as glândulas écrinas, que estão presentes na palma das mãos. Mas, na verdade, trata-se de uma grande tentativa do corpo de reduzir a temperatura corporal, que costuma aumentar nestas situações.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: