Topo

10 descobertas incríveis feitas em 2017

O ano de 2017 foi recheado de achados científicos que poucos ficaram sabendo.
Publicidade
Comente

Em nosso momento emocionante todos os dias, avanços científicos incríveis ocorrem, prometendo melhorar a saúde, decifrar mensagens antigas e mudar nossa percepção do mundo. Vamos dar uma olhada na lista das descobertas mais legais em 2017.

10 descobertas incríveis feitas em 2017

Três planetas semelhantes à Terra

Os astrônomos descobriram alguns planetas fora de nosso sistema solar que cercam uma pequena estrela chamada TRAPPIST-1, localizada a cerca de 40 anos-luz de nós. Três deles estão na chamada "zona habitável", onde pode haver água e, possivelmente, vida extraterrestre.

Crab-crackers são tão altos que foram nomeados após uma banda de rock

Na costa do Pacífico do Panamá, os cientistas descobriram um novo tipo de caranguejo de clique, que muito alto vira sua grande garra rosa e esse efeito de ruído pode atordoar e até mesmo matar um peixe pequeno. O ruído da garra atinge 210 decibéis. Para comparação, um concerto alto é 110-140 decibéis. Os cientistas chamaram este animal Synalpheus pinkfloydi em homenagem ao grupo Pink Floyd.

Terapia que interrompe o processo de envelhecimento

Publicidade

Com a idade, as células danificadas que se acumulam em nossos tecidos contribuem para o desenvolvimento de doenças. Cientistas da Holanda desenvolveram uma molécula que limpa essas células. A invenção foi testada em camundongos idosos: seu pêlo cresceu de novo, a função dos rins melhorou e eles começaram a correr mais rápido. Eles dizem que esta é a conquista mais importante no campo da luta contra o envelhecimento.

Recuperar a pele das queimaduras

Se a queimadura é muito séria, os remédios caseiros não são suficientes. Portanto, os cientistas criaram um dispositivo que pulveriza células-tronco em feridas para que elas estejam cobertas com uma nova camada de pele saudável em apenas quatro dias. Recentemente, a RenovaCare recebeu uma patente para a SkinGun e a usou para tratar com sucesso dezenas de pacientes queimados.

Veneno de aranha, capaz de eliminar as conseqüências de um AVC

Uma mordida de uma aranha de funil australiana pode matá-lo em 15 minutos se você não usar imediatamente em um antídoto. No entanto, um péptido encontrado em seu veneno pode proteger as células cerebrais da destruição, mesmo oito horas após um acidente vascular cerebral.

O dinossauro dos caça fantasma

Publicidade

Cientistas canadenses identificaram um novo tipo de dinossauro e o chamaram de Zuul em homenagem ao monstro do filme "Caça fantasmas". Como seu personagem do filme, o dinossauro tinha chifres sobre seus olhos, espinhos no rosto e uma cauda espiga, semelhante a um marrejo.

O caldo de sapo cura a gripe

Os cientistas descobriram que o muco que cobre a pele de uma rã do sul da Índia contém péptidos antibacterianos que destroem bactérias e vírus, incluindo as principais estirpes da gripe humana, enquanto protegem células saudáveis.

Sangue do Dragão, matando infecções

Veja também:

Os cientistas encontraram um novo composto antimicrobiano no sangue do dragão de Komodo, o maior lagarto do mundo. No laboratório, esta substância curou imediatamente feridas infectadas em camundongos, e isso, talvez, dê aos médicos uma nova ferramenta para combater infecções resistentes aos antibióticos.

"New Stonehenge" no Brasil

Com a ajuda de drones, cientistas descobriram mais de 450 edifícios semelhantes a Stonehenge, na parte noroeste do Brasil, e isso indica que as pessoas nesta região se estabeleceram muito mais cedo do que o esperado. Ainda não está claro como os povos pré-históricos usaram essas estruturas de pedra, mas foram erguidas, pelo menos, mil anos antes da chegada dos europeus.

Útero artificial para ter bebês prematuros

Os cientistas criaram com sucesso um útero artificial que foi capaz de preservar cordeiros prematuros, e eles desenvolveram-se normalmente nele. Os cordeiros ficaram cerca de 4 semanas dentro do dispositivo, que parece uma grande bolsa de plástico cheia de líquido amniótico sintético. E isso pode ser um avanço para preservar a vida de bebês humanos prematuros.

O oitavo continente, escondido sob o oceano

Os cientistas forneceram evidências da existência de um continente no sudoeste do Pacífico sob Nova Zelândia, chamando-o simplesmente da Zelândia. Apesar do fato de estar sob a água em 94%, os geólogos argumentam que pode ser plenamente reconhecido como o oitavo continente da Terra.

O primeiro híbrido do homem e do porco, criado no laboratório

Parece uma história de ficção científica, mas os pesquisadores criaram por primeira vez embriões contendo células humanas e de porco. O objetivo desta experiência é que esse processo pode ajudar um dia a cientistas a cultivar órgãos humanos dentro dos animais para o posterior transplante.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: