Topo

Saiba o que o aumento de peso quer dizer sobre sua saúde

Se seu peso aumentou de uns tempos pra cá, isso pode ser sinal de algum problema de saúde.
Publicidade
4.00 / 5 - 1
Comente

O ganho de peso não só faz você reconsiderar seu próprio guarda-roupa e subestima sua auto-estima, também pode ser um sintoma de uma série de graves problemas de saúde. É isso que você deve prestar especial atenção.

Saiba o que o aumento de peso quer dizer sobre sua saúde

A gordura é formada em torno da cintura

O peso extra não é distribuído uniformemente sobre o corpo, mas se acumula ao redor da cintura, e isso pode ser um sinal de problemas cardiovasculares. Isso também está associado a um agravamento da resistência à insulina, que por sua vez leva à hipertensão arterial, aumento do colesterol e risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Você come muitos doces

Comer doces definitivamente leva ao ganho de peso. Observe que a grande maioria dos pacientes com diabetes tipo 2 sofre de quilos extras. Isto é devido a mudanças metabólicas, principalmente com resistência à insulina, o que aumenta o risco de desenvolver diabetes em dentes doces. Verifique o nível de açúcar no sangue para se certificar de que não está elevado.

Você tem um ciclo irregular

Publicidade

Em mulheres com ovários poliquísticos, um alto nível de insulina, portanto, há uma produção aumentada de hormônios masculinos (andrógenos), que não só afetam o ciclo, mas também levam a um conjunto de quilogramas, acne e crescimento excessivo de cabelo no corpo. O aumento de peso é principalmente devido à desregulação da insulina, isto é, as células não metabolizam a glicose e, em vez disso, são armazenadas como gorduras.

Você tem pouca energia

A causa da fadiga pode ser o hipotireoidismo, que também aumenta o peso, porque os hormônios tireoidianos afetam todos os tecidos no corpo humano. Hipotiroidismo ou má função tireoidea leva a um metabolismo lento, e esta é uma maneira direta de excesso de quilos e colesterol alto. O diagnóstico desse problema pode ser feito com um exame de sangue simples.

Você se sente deprimido

O aumento de peso aumenta o risco de depressão, e a depressão, por sua vez, aumenta o risco de obesidade. As pessoas em tal estado comem mal, dormem mal e estão completamente inativas. Além disso, o trabalho do cérebro diminui. Estudos sobre a relação entre depressão e aumento de peso sugerem que os hormônios nas glândulas hipotálamo, pituitária e adrenal fornecem um aumento de peso, liberando muito cortisol.

Você já está sendo submetido a tratamento para depressão

Publicidade

Ironicamente, tomar medicamentos para tratar a depressão também leva ao ganho de peso. Os antidepressivos alteram quimicamente os neurotransmissores no cérebro para reduzir os sintomas depressivos. No entanto, o uso destes antidepressivos também causa outras alterações metabólicas no corpo que levam a um conjunto de quilogramas.

Você tem estresse

A dor física e o ganho de peso, afinal, são sinais de estresse. E você pode agradecer por sua biologia. Nos tempos antigos, no caso de situações perigosas e falta de comida, o hormônio do estresse cortisol retardou o metabolismo e a gordura armazenada para que o homem primitivo pudesse sobreviver. Agora, não temos esse nível de estresse, mas a rotina diária ainda é capaz de aumentar o cortisol em nós.

Você não dorme o suficiente

Veja também:

A insônia está associada a uma grande variedade de problemas de saúde, incluindo, claro, o aumento de peso. Em pessoas que não dormem o suficiente, um nível mais alto de grelina, isto é, um hormônio que provoca apetite e níveis mais baixos de leptina, respectivamente, o que reduz o apetite.

As juntas tornam-se menos móveis

O desgaste das articulações leva à osteoartrite. Sintomas como dor, entorpecimento e inchaço nas articulações podem ser exacerbados devido ao excesso de peso, e o próprio peso pode realmente contribuir para o desenvolvimento da doença. Os quilos extras são fatores de risco significativos para o desenvolvimento de artrose nas extremidades. Algumas figuras: a perda de 1 kg de peso é igual à perda de 4 kg de pressão nos joelhos.

Dor no abdômen

Por exemplo, o câncer de ovário é um grande perigo para o sistema reprodutivo feminino. Seus sintomas nos estágios iniciais não são visíveis, então eles são difíceis de detectar. Qualquer dor abdominal ou inchaço deve ser alarmante. Portanto, o aumento de peso súbito ou inexplicável é uma ocasião para ir ao médico para um exame completo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: