Topo

Saiba o que é a Síndrome das Pernas Inquietas e descubra se você tem isso

Publicidade
Comente

A síndrome das pernas inquietas (SPI) é uma condição em que você tem um desejo incontrolável de mover as pernas, geralmente devido ao desconforto nas pernas. Normalmente acontece durante à noites ou enquanto você está sentado ou deitado. A mudança facilita o sentimento desagradável temporariamente.

Como surge a Síndrome das Pernas Inquietas

Saiba o que é a Síndrome das Pernas Inquietas e descubra se você tem isso

A síndrome das pernas inquietas, pode começar em qualquer idade e geralmente piora à medida que você envelhece. Pode interromper o sono - levando a sonolência diurna - e tornar as viagens difíceis.

Passos simples de autocuidado e mudanças de estilo de vida podem ajudá-lo. Os medicamentos também ajudam muitas pessoas com síndrome das pernas inquietas.

Sintomas

Publicidade

O desejo convincente de se mover é o que dá à síndrome das pernas inquietas seu nome. As características comuns dos sinais e sintomas do SPI incluem:

  • A sensação começa depois de descansar. A sensação geralmente começa depois que você está deitado ou sentado por um período prolongado, como em um carro, avião ou cinema.
  • Alívio por movimento. A sensação de SPI diminui com o movimento, como alongamento, flexionando as pernas, passeando ou caminhando.
  • Piora dos sintomas à noite. Os sintomas ocorrem principalmente à noite.
  • Sensação de piora noturna. SPI pode estar associado a outra condição mais comum chamada movimento periódico dos membros do sono, o que faz com que as pernas contraiam e retrocedam, possivelmente durante a noite, enquanto você dorme.
  • As pessoas geralmente descrevem a síndrome das pernas inquietas como sensações anormais e desagradáveis ​​em suas pernas ou pés, geralmente em ambos os lados do corpo. Menos comumente, as sensações afetam os braços.

As sensações, que geralmente ocorrem dentro do membro e não na pele, são descritas como:

  • Rastejar
  • Estranhamento
  • Puxar
  • Latejando
  • Movimentar
  • Coceira

Às vezes, as sensações parecem desafiar a descrição. As pessoas afetadas geralmente não descrevem a condição como cãibra muscular ou entorpecimento. No entanto, eles descrevem consistentemente o desejo de mover as pernas.

Publicidade

É comum que os sintomas flutuem por tempos. Em alguns casos, os sintomas desaparecem por períodos de tempo, depois se repetem.

Quando consultar um médico

Algumas pessoas com síndrome das pernas inquietas nunca procuram atendimento médico porque se preocupam que não serão levadas a sério. Alguns médicos incorretamente atribuem sintomas ao nervosismo, estresse, insônia, ansiedade ou cãibras musculares.

Causas

Veja também:

Muitas vezes, não há nenhuma causa conhecida para a síndrome das pernas inquietas. Os pesquisadores suspeitam que a condição pode ser devido ao desequilíbrio da dopamina química do cérebro, que envia mensagens para controlar o movimento muscular.

Hereditariedade

Às vezes, SPI ocorre em famílias, especialmente se a condição começa antes dos 50 anos. Os pesquisadores identificaram cromossomos onde genes para SPI podem estar presentes.

Gravidez

A gravidez ou alterações hormonais podem piorar temporariamente os sinais e sintomas de SPI. Algumas mulheres percebem SPI pela primeira vez durante a gravidez, especialmente durante o último trimestre. No entanto, os sinais e sintomas geralmente desaparecem após o parto.

Fatores de risco

SPI pode desenvolver-se em qualquer idade, mesmo durante a infância. A desordem é mais comum com o aumento da idade e mais comum nas mulheres do que nos homens.

A síndrome das pernas inquietas não está relacionada a um grave problema médico subjacente. No entanto, SPI às vezes acompanha outras condições, tais como:

  • Neuropatia periférica. Este dano aos nervos em suas mãos e pés às vezes é devido a doenças crônicas, como diabetes e alcoolismo.
  • Falta de ferro. Mesmo sem anemia, a deficiência de ferro pode causar ou piorar SPI. Se você tem um histórico de sangramento de seu estômago ou intestinos, experimenta períodos menstruais pesados ​​ou doa sangue repetidamente, você pode ter deficiência de ferro.
  • Falência renal. Se você tem insuficiência renal, você também pode ter deficiência de ferro, muitas vezes com anemia. Quando os rins não funcionam corretamente, as reservas de ferro em seu sangue podem diminuir. Isso, com outras mudanças na química do corpo, pode causar ou piorar SPI.

Complicações

Embora SPI não leve a outras condições graves, os sintomas variam de quase incomum a incapacitação. Muitas pessoas com SPI têm dificuldade em ficar parado ou ficar dormindo.

SPI grave pode causar comprometimento da marcação na qualidade de vida e pode resultar em depressão. A insônia pode levar a uma sonolência diurna excessiva, mas SPI pode impedi-lo de cochilar durante o dia.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: