Topo

Mitos e curiosidades sobre queimaduras solares

Comente

Há muitos equívocos sobre queimaduras solares e queimaduras solares, e às vezes não conseguimos descobrir onde a verdade está ou onde não está. Em qualquer caso, a radiação ultravioleta excessiva pode se tornar o fator inseguro que provoca o aparecimento de câncer de pele, assim como a formação de rugas e manchas de pigmentação. Então, nós coletamos vários mitos que você precisa saber.

Mitos e curiosidades sobre queimaduras solares

Você não vai ter queimaduras na sombra

Na verdade, você pode obtê-lo, porque a radiação ultravioleta é refletida a partir de superfícies próximas. Segundo a OMS, até mesmo as coisas aparentemente mais inócuas são carregadas de perigo. Por exemplo, a espuma do mar reflete 25% da radiação ultravioleta, a areia reflete 15% e até a grama, o solo e a água refletem uma pequena quantidade (menos de 10%). E isso não é apenas um problema de verão. A neve branca também é um refletor UV.

Você não terá queimaduras solares em dias nublados

As pessoas se recusam a usar protetor solar quando não vêem o sol brilhante acima de suas cabeças, mas 80% dos raios do sol podem passar através das nuvens. Além disso, existe um fenômeno chamado efeito de uma nuvem quebrada. Quando o dia está apenas parcialmente nublado, a radiação UV é aumentada em 25%. Como você sabe, você precisará de protetor solar em dias nublados.

Se você tem pele morena, não precisa de protetor solar

Veja também:

Se você tem pele morena, isso não significa que a queimadura solar e os problemas de pele não ameacem você. Naturalmente, um nível mais alto de pigmento melanina fornece alguma proteção contra o sol, mas não garante "imunidade" a você, especialmente se você estiver no sol por um longo período de tempo. Os protetores solares são necessários até para pessoas com pele negra.

O primeiro sinal de queimadura solar é a pele avermelhada

Vermelhidão é um sinal óbvio de uma queimadura, mas não a mais precoce, especialmente se você tem pele escura. Em outras palavras, você vai queimar antes de corar. Preste atenção quando sua pele começar a coçar e ficar quente. Outros sinais podem incluir sede, sensibilidade e aperto da pele, e a pele fica branca quando pressionada.

O solário é mais seguro que o sol

O solário também é um lugar inseguro onde sua pele está em risco. Aliás, as mulheres com menos de 30 anos têm seis vezes mais chances de desenvolver melanoma se gostam de fazer caminhadas no solário. O Brasil e a Austrália, na verdade, os proibiram e, nos EUA, alguns estados não permitem que menores de 18 anos visitem o solário.

Maior SPF não dará mais proteção

Meios com SPF 100 realmente efetivamente evitam queimaduras solares do que o FPS 50. No entanto, um alto FPS não irá protegê-lo por um longo período de tempo, o que você precisa lembrar. Quanto maior o SPF, mais confiável - mas não mais. Após duas horas, o creme aplicado não tem efeito, independentemente do seu FPS. Universal à prova d'água ou protetor solar, infelizmente, não existe.

Comer tomates e morangos evitará queimaduras solares

Esses produtos são, sem dúvida, úteis, mas a melhor maneira de se proteger ainda é usar protetor solar e também evitar o sol. No entanto, morangos têm vitamina C e taninos, que são úteis para a proteção do sol, e os tomates contêm uma grande quantidade de licopeno, que protege a pele dos danos causados ​​pelos raios UV. Mas eles não são fortes o suficiente para torná-lo invulnerável à luz do sol.

Roupas protegem sua pele do sol

Surpreendentemente, a roupa não é uma defesa. Claro, é melhor evitar os tecidos densos, escuros e sintéticos, mas em qualquer roupa que você ainda não será completamente seguro. A roupa lhe dará SPF de 4 a 8, dependendo da cor e densidade do tecido.

Você só pode gravar entre as 10:00 e as 14:00

Sim, os raios do sol são especialmente fortes neste momento, mas você corre o risco de receber queimaduras mais cedo e mais tarde neste momento. Você também pode apreciar o poder do sol usando a "regra da sombra". A intensidade dos raios UV está diretamente relacionada ao ângulo do sol. Quando a sombra de uma pessoa é mais curta que a pessoa, a intensidade dos raios solares provavelmente causará uma queimadura solar.

O bronzeado básico protege você dos raios solares e queima

Um bronzeado básico fornece um SPF "natural" de 3 ou menos. Mas de acordo com dermatologistas, essa proteção é insignificante, e isso leva a uma falsa sensação de segurança que pode tornar as pessoas mais imprudente em termos de sair ao sol sem protetor solar.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: