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Entenda a diferença entre estresse, depressão e Síndrome de Burnout

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Burnout é um daqueles riscos da estrada na vida em que os grandes empreendedores devem realmente estar atentos, mas, infelizmente, muitas vezes por causa de suas personalidades "Eu posso fazer tudo" - eles raramente vêem isso acontecer. Como os grandes empreendedores são muitas vezes tão apaixonados pelo que eles fazem, eles costumam ignorar o fato de que eles estão trabalhando horas excepcionalmente longas, assumindo cargas de trabalho extremamente pesadas e colocando enorme pressão sobre si mesmos para se destacar, o que os torna maduros para o burnout.

O que é burnout?

Burnout é um estado de estresse crônico que leva a:

  • Exaustão física e emocional
  • Cinismo e desapego
  • Sentimentos de ineficácia e falta de realização

Entenda a diferença entre estresse, depressão e Síndrome de Burnout

Quando você estiver com problemas de burnout, você não pode mais funcionar de forma eficaz a nível pessoal ou profissional. No entanto, o burnout não ocorre de repente. Você não acorda uma manhã e, de repente, "tem burnout". Sua natureza é muito mais insidiosa, se aproximando de nós ao longo do tempo, como um vazamento lento, o que torna muito mais difícil reconhecer. Ainda assim, nossos corpos e mentes nos dão avisos, e se você sabe o que procurar, você pode reconhecê-lo antes que seja tarde demais.

Quais são os sinais de burnout?

Cada uma das três áreas descritas acima são caracterizadas por certos sinais e sintomas (embora haja sobreposição em algumas áreas). Estes sinais e sintomas existem ao longo de um continuum. Em outras palavras, a diferença entre o estresse e o burnout é uma questão de grau, o que significa que quanto mais cedo você reconheça os sinais, melhor será capaz de evitar o burnout (se você fizer algo para resolver os sintomas quando os reconhece).

Sinais de exaustão física e emocional:

  1. Fadiga crônica. 
  2. Insônia.
  3. Esquecimento / concentração e atenção prejudicadas. 
  4. Sintomas físicos. Os sintomas físicos podem incluir dor torácica, palpitações cardíacas, falta de ar, dor gastrointestinal, tonturas, desmaie e / ou dores de cabeça (todos os quais devem ser avaliados medicamente).
  5. Perda de apetite. 
  6. Ansiedade. 
  7. Depressão. Nos estágios iniciais, você pode sentir-se triste, ocasionalmente sem esperança, e você pode sentir sentimentos de culpa e inutilidade como resultado. No seu pior, você pode se sentir preso, severamente deprimido, e pensa que o mundo seria melhor sem você. (Se a sua depressão é para este ponto, você deve procurar ajuda profissional imediatamente.)
  8. Raiva. 

Sinais de cinismo e desapego

  1. Perda de prazer. 
  2. Pessimismo. 
  3. Isolamento. 

Sinais de Ineficácia e Falta de Realização

  1. Sentimentos de apatia e desesperança. 
  2. Maior irritabilidade
  3. Falta de produtividade e mau desempenho. 


Se você não está enfrentando nenhum desses problemas, isso é ótimo! No entanto, você deve manter esses sinais de alerta em mente, lembrando que o burnout é uma criatura insidiosa que se arrasta com você enquanto vive sua vida ocupada.

Se você estiver sofrendo alguns desses sintomas, esta deve ser uma chamada de alerta que você pode estar em um caminho perigoso. Leve algum tempo para avaliar honestamente a quantidade de estresse em sua vida e encontrar maneiras de reduzi-lo antes que seja tarde demais. Burnout não é como a gripe; Não desaparece depois de algumas semanas, a menos que você faça algumas mudanças em sua vida. E, tanto quanto isso pode parecer, é a coisa mais inteligente a fazer, porque fazer algumas pequenas mudanças agora irá mantê-lo na corrida com um monte de gás para chegar em toda a linha de chegada.
 




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