Topo

Conheça os riscos do uso de ibuprofeno na gravidez

Diversos problemas podem ser causados com o uso deste remédio por mulheres gestantes
Publicidade
Comente

Um dos medicamentos mais utilizados pelas pessoas que sofrem de dores, das mais variadas, é o ibuprofeno. De uma forma geral, este remédio costuma ser destinado as pessoas que estão com febres e também com dores no corpo como um todo. O problema é que este remédio não é recomendado para gestantes.

Conheça os riscos do uso de ibuprofeno na gravidez

De acordo com uma série de pesquisas recentes feitas sobre a utilização deste medicamento, as mulheres grávidas precisam tomar uma série de cuidados com medicamentos que são ingeridos sem a devida prescrição médica. De acordo com uma série de estudos feitos recentemente, o remédio pode reduzir produção de óvulos do feto feminino (prejudicando, então, a fertilidade da criança no futuro) se usado por gestantes.

O mais recente estudo feito sobre o assunto saiu pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, sendo publicado posteriormente no periódico Humano of Reproduction. A mesma pesquisa afirma também que mais de 30% das grávidas costumam utilizar o ibuprofeno para tentar cuidar das mais variadas dores que surgem, mas sem os devidos cuidados em relação as quantidades.

Publicidade

Os cientistas da Universidade de Edimburgo fizeram um experimento, cultivando em laboratório o tecido ovariano de 185 fetos com idade entre sete e 12 semanas, além de analisar o sangue retirado dos cordões umbilicais de 13 fetos cujas mães haviam tomado ibuprofeno nas horas anteriores - o que já revelou que o remédio realmente atravessa a barreira placentária.

Os pesquisadores pegaram 185 tecidos de fetos, cultivados sob diversas condições, sendo uma amostra exposta a nenhum ibuprofeno e as demais banhadas em diversas concentrações do remédio. Sete dias depois, constataram que as amostras expostas à droga tinham 50% células ovarianas a menos e entre 50 e 75% menos células germinativas, que futuramente se transformam em óvulos. Houve, portanto, um aumento na morte das células e diminuição na multiplicação das mesmas.

Mesmo com os resultados que podem indicar estes problemas, os autores também salientam que o corpo das mulheres se comporta de maneira diferente, o que pode alterar a forma como o ibuprofeno reage no corpo das grávidas. Mesmo assim, é importante que as mulheres gestantes tomem o medicamento apenas de acordo com as prescrições médicas, seguindo as quantidades indicadas.

Publicidade

O conselho dos pesquisadores, de uma forma geral, é que as gestantes tomem analgésicos em doses mais baixas e somente quando for necessária. E apontam como sendo uma alternativa mais segura o paracetamol.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: