Topo

Bem estar fail: Veja os conselhos de dieta que são verdadeiros equívocos

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Bem estar fail: Veja os conselhos de dieta que são verdadeiros equívocos
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Fazer ou pensar em fazer uma dieta é algo que se tornou parte da realidade de muitos homens e mulheres. O problema, porém, é que a maioria da procura pelos métodos milagrosos, amplamente difundidos pela mídia.

Ou o que é pior, acabam seguindo conselhos de amigos e conhecidos que sugerem dietas de procedência no mínimo duvidosas. Um caminho que, segundo especialistas, está longe de ser o ideal.

Eles afirmam que perder peso de maneira muito rápida não se trata de algo saudável, de modo que em até quatro anos o peso perdido pode voltar à tona. Diante desse cenário, decidimos listar a seguir alguns dos mais equivocados conselhos de dietas observados no dia a dia. Veja!

Bem estar fail: Veja os conselhos de dieta que são verdadeiros equívocos

dieta-fail

Qualquer dieta funciona para todo mundo

Publicidade

Ainda não foi inventado nenhum tipo de dieta que possa agir da mesma forma em todo tipo de pessoa que deseja perder peso. Isso porque cada pessoa possui uma combinação única de elementos em seu metabolismo, e paladar, possuindo ainda motivação e rotina diferentes.

Além disso, de acordo com nutricionistas alguns alimentos não podem ser consumidos por pessoas que possuem determinadas doença, pelo que, o ideal é consultar sempre um especialista antes de começar uma dieta.

Publicidade

Leia também:

Restrição de alimentos

De acordo com nutricionistas, é muito comum ver pessoas se abstendo do consumo de alimentos como os que possuem carboidratos, e tudo isso com o intuito de perder peso.

O fato, porém, é que deixar de se alimentar adequadamente está longe de ser algo que faz bem à saúde, já que a ausência de vitaminas e minerais no organismo pode desencadear uma série de doenças de origem alimentar.

Pular refeições

Ficar muito tempo sem se alimentar é algo que provoca a redução do ritmo do metabolismo, e com isso o corpo faz reserva de gordura, gerando consequentemente o aumento de peso.

Além disso, pular uma refeição só aumentará o apetite na seguinte, levando a pessoa a querer comer mais que o recomendado para ‘descontar’ o que não foi ingerido anteriormente. Diante disso, o ideal é consumir alimentos saudáveis a cada três horas.

O melhor termômetro da dieta é o peso corporal

Nem sempre a balança irá mostrar os resultados da mudança na alimentação. Estabeleça um prazo para se pesar, e não faça isso diariamente. O ideal é se pesar a cada 15 ou 30 dias.

Evitar gordura saturada

Já faz muito tempo que os especialistas alertam para o fato de que a gordura saturada faz mal à saúde e provoca doenças cardiovasculares.

Apesar disso, estudos recentes mostraram que não é possível apontar um alimento específico como vilão da dieta. Portanto, embora o consumo excessivo de gordura não seja algo recomendável, dizer que ela faz mal em pequenas quantidades pode não passar de um mito.

Corte de calorias ajuda no emagrecimento

É errado acreditar que o corte de calorias ou uma dieta baseada em pontos pode ajudar no emagrecimento saudável. O ideal é ficar atento ao que come, à procedência do alimento e à sua qualidade, sabendo quais nutrientes e benefícios cada alimento pode oferecer.

Saber só a quantidade de caloria que o alimento possui não deve ser o suficiente para eliminá-lo ou incluí-lo na dieta.

Jejum auxilia no emagrecimento

Ao fazer jejum o corpo retém energia, pois ele entende que sem combustível não é possível realizar as tarefas do dia a dia. E com o jejum ele acaba acumulando calorias, deixando de queimá-las da maneira ideal.

Além disso, ao fazer um jejum prologando a pessoa sente muita fome, desejando comer mais que o necessário na refeição seguinte, o que pode causar uma lentidão no processo metabólico e até mesmo uma hipoglicemia.

Substituição com alimentos diet e light

Alimentos diet são recomendados apenas para pacientes diabéticos, já os alimentos light são extremamente calóricos e não devem ser consumidos indiscriminadamente. Diante disso, consumir apenas versões light e diet dos alimentos pode ser algo perigoso à saúde.

Esses tipos de alimentos podem trocar o açúcar pelo aspartame, e com isso a quantidade de açúcar ingerida diminui, no entanto, a quantidade de sódio ingerida aumenta, e isso pode causar inchaço e aumento da pressão arterial.

Fazer dieta apenas em dias úteis

O ideal é comer de forma moderada todos os dias, caso contrário o peso perdido ao longo da semana tende a ser ganho já no final de semana. Logo, é preciso evitar as dietas que pregam disciplina apenas em dias úteis e libera a ingestão deliberada de alimentos nos sábados, domingos e feriados.

Embora seja sempre possível sair com amigos para beber, comer um lanche, uma pizza ou churrasco, é preciso consciência para não exagerar na dose. A dica é ingerir carne magra e trocar o hambúrguer dos lanches por peito de peru ou frango grelhado, tornando assim as refeições mais saudáveis.

Emagrecendo de forma saudável

A melhor forma de perder peso de forma saudável é procurando a ajuda de um nutricionista, ele sempre pode orientar sobre os melhores métodos de dieta disponíveis. Outra dica é procurar um educador físico que possa orientar nos exercícios.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: