Topo

10 exercícios para desenvolver a capacidade do cérebro

Comente

Sempre que treinamos fisicamente, nossos músculos crescem e se tornam mais fortes. O tipo de exercício físico não importa, você, em qualquer caso, está fazendo um ótimo serviço ao seu corpo. Se seus músculos ganham os benefícios do exercício físico, então a atividade do cérebro é estimulada de maneira semelhante por vários fatores psicológicos. Quando você pensa, resolve problemas, medita, aprende informação e executa várias centenas de ações mentais, que você nem pode imaginar, a força do seu cérebro aumenta.

Entretanto, se você quer desenvolver suas habilidades mentais, você deve começar a treiná-las conscientemente. Aqui estão alguns exercícios eficazes, cuja implementação regular ajudará a melhorar o desempenho do seu cérebro.

10 exercícios para desenvolver a capacidade do cérebro

1. Use outra mão (uma que não seja dominante) com muito mais frequência

Se você for destro, tente usar a mão esquerda enquanto faz a maioria das atividades habituais. Este é um exercício muito útil que fará seu cérebro trabalhar duro.

2. Feche os olhos enquanto executa determinadas ações

Veja também:

Nosso cérebro usa as mesmas conexões neurais a cada vez que realizamos nossos deveres usuais. Por exemplo, quando escovamos os dentes, tomamos um banho ou descemos a rua, não criamos nenhum problema para o nosso cérebro. Portanto, para o desenvolvimento de novas conexões neurais, tente fechar os olhos ao realizar ações comuns, lançando um desafio ao cérebro.

3. Leia os livros em voz alta

Quando você lê livros sobre si mesmo, usa a imaginação para interpretar e entender informações. Quando você ouve um discurso alto (seu ou de outra pessoa), então você também recorre à imaginação, mas esse processo prossegue de maneira diferente. Quando ouvimos algo, envolve certas regiões do nosso cérebro. Se acrescentarmos a essa leitura e pronunciarmos as palavras em voz alta, outras áreas do cérebro começarão a funcionar. Assim, você desenvolve várias habilidades de uma só vez.

4. Aprenda novos idiomas

Dominar uma língua estrangeira é uma das formas mais eficazes de expandir significativamente a capacidade do seu cérebro. Quando você aprende novas palavras estrangeiras, desenvolva habilidades cognitivas. Isso já foi confirmado pelo estudo, bem como por pessoas que dominaram com sucesso o segundo idioma.

5. Dê tempo para reflexão

A introspecção é um tremendo exercício, levando a uma infinidade de resultados positivos. Você não só diminui o nível de estresse e resolve certos problemas pessoais, mas também desenvolve habilidades mentais. O tempo que você passará regularmente na companhia de seus próprios pensamentos ajudará a perceber o potencial do seu cérebro.

6. Pare de usar a calculadora, substituindo-a pelo seu cérebro

A calculadora parece ser a melhor amiga quando temos que lidar com números. Adição e multiplicação sempre exigem esforço mental. Por que você não substitui a calculadora pelo seu próprio cérebro? Não o deixe sem trabalho, senão funcionará menos produtivo.

7. Leia regularmente

Você escolhe um livro continuamente? A leitura é um dos exercícios mais eficazes para estimular a atividade cerebral. Quando você lê, você usa muitos sentimentos e funções do cérebro. Leia hoje, amanhã, no dia seguinte, e você se sentirá melhor, porque a leitura é uma ocupação que traz muitos benefícios mentais.

8. Procure novas experiências, tentando lidar com coisas diferentes

Sempre que você tenta algo novo, seja um esporte, um livro ou uma introdução, seu cérebro cria novos padrões e associações. Portanto, deixar a zona de conforto é um passo eficaz que visa estimular a atividade mental.

9. Visualize

Visualização de coisas e eventos que nunca aconteceram e não aconteceram é um excelente gatilho para aumentar a atividade cerebral. Você usa o poder da sua imaginação, criando algo que pode nunca ter existido! A visualização permite que seu cérebro explore novas dimensões, desenvolvendo sua flexibilidade e expandindo os horizontes.

10. Exercício é o melhor treinamento para o cérebro

Você quer ser saudável, tanto fisicamente quanto mentalmente? Felizmente, para isso, existe uma solução incrivelmente simples: vá além da sua própria zona de conforto e comece a se exercitar regularmente. Muitos estudos confirmam que a atividade física moderada melhora a função cerebral e desenvolve habilidades mentais. Como o slogan da Nike diz: "Apenas faça!"




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: