Topo

10 coisas para você fazer para curar-se e evitar novo burnout

Comente

Hoje em dia é muito comum as pessoas se sentirem em burnout, ou seja, esgotadas, sem mais energia para fazerem nada. O mundo de hoje é exigente e, infelizmente, quem não dá o seu melhor, muitas vezes não consegue alcançar os seus sonhos, por isso, grande parte das pessoas se dedicam ao máximo para viverem as vidas que acreditam serem melhores para si e isso pode levar ao cansaço extremo, onde não há outra solução a não ser parar!

Aqui no blog falamos sobre vários assuntos, incluindo viagens, mas muitas vezes as pessoas estão tão focadas nas suas carreiras e nas suas famílias que não tem tempo para curtir a si mesmas, já que isso é o objetivo maior de viajar: curtir o seu tempo como quiser.

10 coisas para você fazer para curar-se e evitar novo burnout

Tanto que para viajar não é preciso nem deixar a própria casa, já que é mais um estado de mente do que de corpo, pois, há muitas pessoas que estão em lugares maravilhosos, mas não desligam as suas mentes dos problemas da casa e do trabalho.

Veja também:

Para lhe ajudar, abaixo temos duas listas, uma com 5 coisas para fazer para se curar do burnout e outra 5 coisas para fazer para evitar um novo burnout. Espero que elas lhe ajudem a viver com mais presença no que realmente importa e também com mais equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida.

5 coisas para fazer para se curar do burnout

1. Fazer um detox de eletrónicos

Provavelmente, grande parte do seu cansaço está relacionado com as tecnologias, dessa maneira, é preciso dar um tempo dela. Por isso se programe para fazer um detox de eletrónicos, no qual não poderá usar a eletricidade para nada no quesito entretenimento. Além de fazer o detox, é importante dar o tempo para si, por isso, se tem hábito de receber muitas ligações, desligue o telefone também.

2. Passar um tempo sozinho em algum lugar diferente

Muitas pessoas têm medo de viajarem sozinhas, mas isso é uma excelente forma de curar-se do cansaço extremo, já que poderá se reenergizar e se perceber. Tente pelo menos ficar um final de semana em algum lugar novo, pode procurar um hotel na praia ou no campo. Aqui no blog damos várias ideias de passeios curtos de final de semana e feriados, com certeza vai encontrar alguma opção que se encaixe com o seu perfil.

3. Fazer uma reflexão profunda do que provocar esse estado

Depois que já tiver desligado os eletrónicos e se encontrar sozinho nesse novo local, é preciso refletir o que está acontecendo para que fique tão cansado. Está se alimentando direito? Está bebendo água,  dormindo o suficiente? Tem de lidar com relacionamentos pessoais difíceis? Há muita pressão no trabalho? Está sentindo-se ansioso ou deprimido? Veja tudo o que está passando consigo e reflita sobre qual é o real problema, qual é a raiz.

4. Praticar técnicas do ‘mindfulness’ e de relaxamento

Hoje em dia enquanto todo o mundo anda estressado, todo o mundo também anda a procurar novas formas de ser menos estressado, por isso há cada vez mais estúdios de yoga, de pilates, de meditação e de outras práticas que ensinam estar presente no momento.

5. Expressar tudo o que está enchendo a sua cabeça em forma de arte

A arte é uma das melhores terapias para o estresse, e ela pode ser tudo, se gosta de escrever, coloque no papel tudo o que lhe preenche de forma negativa, se gosta de pintar, coloque os sentimentos com tintas numa tela em branco, se gosta de cantar, cante até espantar todos os males, se gosta de cozinhar, faça a melhor refeição da sua vida. Ou seja, liberte tudo isso que lhe cansa, em forma de algo positivo para criar algo novo.

5 coisas para fazer para evitar um novo burnout

1. Usar o seu celular com mais sabedoria

Hoje em dia, tudo está nos nossos celulares, mas eles precisam ser utilizados com sabedoria, dessa forma, escolha com inteligência os seus aplicativos. Geralmente, eu recomendaria não usar mais de 10 apps, e isso incluem: WhatsApp, para conversar com os amigos e com os familiares; Badoo, já que hoje em dia uma das formas de conhecer novas pessoas e namorar no Brasil é através dos aplicativos de relacionamento como o Badoo; a app do seu banco de preferência, para administrar a sua conta bancária; uma app de fitness como iCardio para manter a saúde em dia; a app do seu supermercado para facilitar as suas compras de preferência; e Google Maps, para sempre se localizar, onde quer que esteja.  Acredito que esses não as apps essenciais para que não gaste sua energia com aplicativos que não usa e também deixe sua vida mais prática e mais rápida. 

2. Ter na agenda um compromisso consigo diariamente

Todos os dias é importante ter um compromisso consigo nem que seja meia hora. Seja usar a sua rotina da manhã e a da noite rotina da noite para cuidar de si, tornando esse o seu tempo, sua prioridade. Como a gente começa o dia e como a gente termina o dia determina muito os níveis de saúde que temos. Seja a sua xícara de café tomada com calma pela manhã, ou a xícara de chá tomada relaxadamente pela noite, precisa ter um momento só seu, no qual você vai estar presente e se percebendo.

3. Sempre priorize sono de qualidade

Uma das coisas que mais precisa cuidar é do seu sono, por isso, faça de tudo para conseguir dormir as suas 8 horas de sonos recomendadas, dessa maneira, ao invés de ficar usando eletrónicos, leve um livro de ficção para cama, e tente relaxar. Há diversos chás de plantas naturais que podem ajudar-lhe a ter uma noite de sono mais gostosa, como também aromaterapia e cromoterapia.

4. Ouça mais a sua intuição

O nosso corpo está o tempo todo tentando nos avisar do que realmente precisamos, acima de qualquer coisa. Se não se sente bem é porque algo não está bem, por isso não force uma situação diferente, pare e cuide do que precisa melhorar. Ir a levar a vida arrastando os sentimentos não é saudável e pode levar a doenças mais sérias do que o burnout, por isso, o seu corpo é o seu maior aliado e conselheiro, ele sabe o que é melhor para si e está sempre dando-lhe recados disso.

5. Dê tempo ao tempo

Por fim, o grande remédio da alma é a paciência, já que um dia há apenas 24 horas e só temos o dia de hoje para viver, por isso nada de ficar a querer resolver tudo para ontem, pense em como pode viver o dia de hoje da melhor forma, igual quando está a viajar. Pode ser viajante pela vida e deve aproveitar cada dia como único, respeitando cada uma das suas horas e colocando limites para os seus quereres.

O que achou deste artigo? Concorda com essas 10 coisas para lhe ajudar a controlar o burnout? Não deixe de comentar, de curtir e de compartilhar! Espero que consiga viajar da onde quer que esteja, aproveitando o máximo da vida!




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: