Topo

Dez dicas para não errar no preparo do bife

Alguns truques vão fazer com que sua carne fique parecida com comida de restaurante.
Publicidade
Comente

O bife é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que comem carne. Afinal de contas, geralmente representa um pedaço bastante suculento de carne bovina, com temperos variados e acaba casando com os mais variados tipos de acompanhamentos. As pessoas podem comer com arroz, batatas fritas, feijão, ovos, saladas, ou sozinho.

Apesar de ser um prato considerado relativamente simples de preparar, nem sempre as pessoas conseguem um resultado parecido com aqueles vistos em restaurantes e afins. Mas também existem aqueles que defendem que os bifes caseiros realmente conseguem ter um sabor incomparável.

Dez dicas para não errar no preparo do bife

Os bifes costumam ser os primeiros pratos que as pessoas que começam seus dias na cozinha aprendem a preparar. Mas existem alguns truques interessantes que vão deixar aquele pedaço de carne ainda mais saboroso. Confira os segredos:

Temperos

Publicidade

Muitas pessoas começam a errar no sabor do bife quando partem para uma grande quantidade de temperos antes do seu preparo. É claro que isso depende muito do gosto, mas dependendo do tempero, isso vai fazer com o gosto da carne praticamente se perca. Para conseguir um bife apetitoso, o ideal é temperar apenas com sal e pimenta-do-reino, de preferência moda na hora.

Fogo e panela

Existe um processo que se chama selamento, que acaba sendo muito importante no preparo das mais variadas carnes, e que também acaba sendo importante na hora de acertar no ponto do bife. Isso acontece quando a superfície da carne encosta em uma superfície tão quente que ele cozinha na hora, fazendo com que os sucos internos não se percam.

Por isso, o recomendado é tentar preparar o bife na chama mais alta do fogão, para garantir um calor intenso. Além disso, uma outra dica interessante é ficar de olho no material da panela que será utilizada. O recomendado é uma frigideira de ferro. Mas uma antiderrapante também oferece bons resultados.

Gordura

Publicidade

Para conseguir um sabor ainda melhor para o bife, o ideal é utilizar manteiga e azeite de oliva. Mas é importante que as pessoas consigam utilizar a mesma quantidade de azeite de oliva e manteiga. Como a temperatura do óleo sobe mais rápido do que a da manteiga, isso vai evitar que a ela queime.

Sem furos

O bife mais próximo da perfeição, em termos de ponto, é quando ele fica levemente marrom por fora e suculento por dentro, independente do ponto final. Para evitar a perda da água, o ideal é que as pessoas não virem o bife com um garfo. Existem pegadores que permitem com que isso seja feito apenas pressionando levemente a carne dos dois lados.

Espera

Veja também:

Uma outra dica interessante: a carne precisa de um tempo de descanso, antes de ser consumida. O ideal para um bife médio, de 200 gramas, é esperar dois minutos antes de servir. Mas é importante que o tempo não passe muito disso também.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: