Topo

12 situações em que a música afeta seu cérebro

A música tem o poder de interferir e afetar seu cérebro de forma positiva e negativa, saiba como.
Publicidade
Comente

O cérebro pode funcionar de maneiras que não podemos compreender. Em numerosos estudos, eles conseguiram ver o quanto as coisas normais, como a música, podem afetar, e até alterá-las completamente. Esses fatos sobre a música lhe darão uma visão da complexidade de sua própria mente.

12 situações em que a música afeta seu cérebro

1. Os calafrios que você sente quando ouve música são causados ​​principalmente pelo cérebro que libera dopamina enquanto antecipa o momento de pico de uma música

A dopamina é um produto químico de bem estar liberado pelo cérebro. Este produto químico está diretamente envolvido na motivação, assim como no vício. Esses estudos encontraram uma explicação biológica para o fato de a música sempre ter sido uma grande parte dos eventos emocionais em todo o mundo desde o início da história da humanidade.

2. Existem poucas atividades na vida que utilizam todo o cérebro, e a música é uma delas

Com o Functional Magnetic Resonance Imaging (FMRI), uma equipe de pesquisa registrou um grupo de pessoas que ouviam música. Eles descobriram que ouvir música recruta as áreas auditivas e emprega redes neurais de grande escala no cérebro. Na verdade, eles acreditam que a música pode ativar áreas emocionais, motoras e criativas do cérebro.

3. Tocar música regularmente alterará fisicamente sua estrutura cerebral

Publicidade

A plasticidade do cérebro refere-se à capacidade do cérebro de mudar ao longo da vida. Mudanças associadas à aprendizagem ocorrem principalmente nas conexões entre os neurônios. Ao estudar músicos, eles descobriram que o volume do córtex era mais alto em músicos profissionais, intermediário em músicos amadores e mais baixo em não-músicos.

4. O cérebro responde à música da mesma maneira que responde a algo que você come

Como dito acima, a dopamina é uma substância química liberada pelo cérebro. Este produto químico está relacionado com a sensação de euforia associada ao vício, sexo e até mesmo a comer. A dopamina é o que permite que uma pessoa sinta os prazeres de tais coisas. Um estudo usando apenas a música instrumental prova que a antecipação de uma corrida musical liberou o mesmo tipo de reações no cérebro do que antecipar o sabor da sua comida.

5. Ouvir música durante o exercício pode melhorar significativamente seu desempenho de trabalho

Dissociação é uma técnica de diversão que reduziu as percepções de esforço. Essa técnica pode desviar a mente de sentimentos de fadiga e aumentar os estados de humor positivos, como o vigor. Ao usar a música durante intensidades de exercício baixas a moderadas, você se encontrará com uma experiência geral mais prazerosa enquanto estiver se exercitando.

6. Um apego emocional pode ser o motivo da sua escolha de música favorita

Publicidade

As músicas favoritas são frequentemente dependentes do contexto. Mesmo que muitas pessoas mudem frequentemente suas músicas favoritas dependendo dos lançamentos mais recentes, está provado que preferências duradouras são devidas principalmente a uma ligação emocional com uma memória associada à música.

7. Seu batimento cardíaco muda para imitar a música que você ouve

A música é encontrada para modular a freqüência cardíaca, pressão arterial e respiração. O sistema cardiovascular espelhou deflacionando decrescendos, e inchaço crescendos em um estudo de 24 voluntários. Diferentes mudanças nos padrões sonoros foram encontradas até mesmo em pessoas tão pequenas quanto um feto em desenvolvimento.

8. Ouvir música alegre vs. triste pode afetar a maneira como você percebe o mundo ao seu redor

Veja também:

O cérebro sempre compara a informação que vem através dos olhos com o que ela espera do mundo, com base no que você sabe. Os resultados finais em nossa mente é o que percebemos como nossa realidade. Portanto, canções felizes que elevam o seu espírito fazem você ver o mundo ao seu redor de forma diferente daquela de uma pessoa triste.

9. Um "bicho de orelha" é uma música que você não consegue tirar da cabeça

Um earworm é uma coceira cognitiva em seu cérebro. Essa "coceira cerebral" é uma necessidade do cérebro preencher as lacunas no ritmo de uma canção. O córtex auditivo é uma parte do seu cérebro que preencherá automaticamente o ritmo de uma música. Em outras palavras, seu cérebro continuou “cantando” muito depois de a música ter terminado.

10. Música desencadeia atividade na mesma parte do cérebro que libera Dopamina, o “produto químico do prazer”

O nucleus accumbens é uma parte do cérebro que libera dopamina durante a alimentação e o sexo. A parte mais interessante é que o núcleo accumbens é apenas uma pequena parte do cérebro que é afetada pela música. Também afeta a amígdala, que é a parte do cérebro usada para processar emoções. para música.

11. A música é freqüentemente prescrita para pacientes com doença de Parkinson e vítimas de acidente vascular cerebral

A musicoterapia existe há décadas. Música aciona redes de neurônios em movimento organizado. A parte do cérebro que o movimento dos processos também se sobrepõe às redes de fala. Esses dois elementos-chave ajudam os pacientes a superar os obstáculos que mais os afetam, como habilidades motoras básicas e dificuldades de fala.

12. De acordo com um estudo, Aprender um instrumento musical pode melhorar as habilidades motoras e de raciocínio

Em um estudo com crianças, revelou que aqueles com três ou mais anos de treinamento musical tiveram melhor desempenho em habilidades motoras finas e habilidades de discriminação auditiva do que aqueles que não tinham nenhuma. Eles até testaram melhor as habilidades de raciocínio e vocabulário, mesmo que sejam muito diferentes do treinamento musical.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: