Topo

Saiba se seu cosmético oferece algum risco para sua saúde

Comente

Os cosméticos fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas. Algumas acabam gastando mais dinheiro na compra de produtos que prometem trazer os mais variados benefícios para em relação a beleza, enquanto que outras são mais comedidas. Mas todo mundo, em algum momento da sua vida, acaba usando alguma coisa.

Mas, assim como eles podem ajudar a resolver algum problema ou precaver a aparição dos mesmos, alguns também podem acabar se tornando a causa dos males. Utilizar determinados tipos de cosméticos pode acabar causando tanto prejuízo quanto ingerir medicamentos sem a devida supervisão.

Os cosméticos são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano (pele, sistema capilar, unhas, lábios). Eles têm como objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los ou mantê-los em bom estado. Portanto é uma vasta gama de indicações, incluindo sabonetes, espumas de banho, produtos como xampus, hidratantes, e mesmo produtos para maquiagem.

Veja também:

Confira alguns cuidados que as pessoas precisam tomar para saber se o seu cosmético realmente é seguro:

Saiba se seu cosmético oferece algum risco para sua saúde

Alergias

Essa é uma dica que vale para todos os produtos, desde simples perfumes até os mais sofisticados cremes: é sempre preciso ficar atento a qualquer mudança que possa aconteça no corpo a partir do momento que as pessoas começam a utilizar algo, especialmente quando for a primeira vez. Estes produtos são criados com uma grande quantidade de substancias, e algumas pessoas podem acabar sendo alérgicas a qualquer coisa que esteja na lista de componentes. 

pH

As questões relacionadas ao pH costumam ser importantes quando estamos falando de produtos cosméticos, especialmente os perfumes. Quando ele não está devidamente ajustado a pele, pode causar uma série de problemas, dentre eles: uso contínuo, causar esfoliações das áreas higienizadas e mais frequentemente causar irritação local.

Eficácia

Uma outra dica importante é ficar atento aos benefícios que um determinado produto está trazendo. Neste caso, é importante tentar fazer uma análise bastante crítica, sem se deixar levar apenas pelas promessas que o mesmo faz. Caso ele não esteja fazendo o esperado, o recomendado é parar de utilizar, pois podem acabar causando prejuízo, uma vez que as pessoas tendem a utilizar cada vez mais em busca dos resultados almejados.

Supervisão médica

Além da consulta que permite com que as pessoas saibam se estão tendo uma reação alérgica a um determinado produto, é importante saber que alguns itens exigem uma supervisão médica mais de perto, como é o caso dos produtos para unhas, por exemplos. Os “endurecedores de unha”, por exemplo, costumam ter uma grande quantidade de formol na sua composição, o que pode acabar causando um grande estrago.

Validade

Por último, devemos ressaltar algo que deveria ser óbvio: não se utiliza nada fora do prazo da validade, especialmente quando estamos falando de maquiagens. O estrago pode acabar sendo grande.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: