Topo

Saiba como cuidar dos cabelos com o Cronograma Capilar

Comente

O cronograma capilar é uma rotina de tratamento capilar que tem como objetivo se revezar em três tipos de técnicas, entre elas podemos citar a hidratação, que envolve a reposição de água nos fios, a nutrição, que envolve a reposição dos nutrientes nos cabelos, e a reconstrução, que envolve a reposição de queratina na estrutura dos fios de cabelo.

A partir disto, transformar a estrutura capilar poderá fazer parte de todo o ritual de beleza atualmente. Estas são algumas mudanças que envolvem uma série de agressores aos rios de cabelo, entre eles tinturas, escovas, alisamentos, secadores, chapinha, excesso de produtos químicos para manter o novo estilo, e principalmente água quente na lavagem. As constantes mudanças climáticas, como exposição ao sol ao vento e ao frio também poderão danificar a estrutura dos fios. Como resultado, em longo prazo temos um cabelo desidratado, desnutrido, seco e opaco.

Para que este processo seja feito de forma completa, é fundamental que ocorra uma avaliação minuciosa de cada fio, e tanto do cabeleireiro como o dermatologista especialista em tricologia. Estes são os profissionais mais relevantes que podem o ajudar a fazer estas etapas.

Saiba como cuidar dos cabelos com o Cronograma Capilar

As principais indicações

Veja também:

Todos os cabelos poderão passar por um cronograma capilar, até mesmo fios de cabelo virgens, que nunca passaram por procedimentos químicos. Com isto a poluição e a utilização de forma excessiva de produtos poderá acabar interferindo na saúde dos fios.

Para pessoas que possuem cabelos lisos, cacheados, oleosos, ou secos, poderão se beneficiar do cronograma capilar, este que deve ocorrer de forma individual. Os cabelos lisos tendem a ser mais oleosos, por este motivo produtos com óleos deverão ser utilizados com menor frequência, já os ondulados e cacheados possuem uma maior dificuldade de hidratação, e precisam de produtos com mais óleos, emolientes naturais e aminoácidos. Cabelos que estão danificados quimicamente, precisam de produtos reconstrutores para repor a massa capilar que foi perdida nos processos químicos.

A hidratação dos fios

O processo de hidratação dos fios consiste na utilização de ativos que poderão repor a água, um fator essencial para os fios de cabelo. Qualquer tipo de cabelo deverá ser hidratado de forma regular, mesmo que não esteja danificado.

Os cabelos desidratados são opacos, estáticos, sem brilho e acabam embaraçando com maior facilidade. Os fios que receberam química, desde sua tintura, e descoloração até o alisamento químico, necessitam de uma hidratação que ocorra de maneira mais frequente, mesmo que antes da aplicação dos produtos químicos.

A hidratação poderá ser feita em casa, a cada 15 dias ou mesmo semanalmente dependendo da situação. Existem diversos produtos que poderão ser utilizados, por isso prefira máscaras ou cremes de hidratação que contem com pantenol, colágeno, aloe vera, óleo de jojoba, entre outros componentes.

A nutrição e a reconstrução também deverão ser utilizadas, por isso o método de nutrição aumenta a lubrificação dos fios impedindo a perda de componentes e água, já a reconstrução tem como objetivos repor a massa capilar e fortalecer os fios.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: